Sumários

HIB 8

10 Outubro 2019, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A Idade dos Filósofos – Os filósofos socráticos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sócrates: naturalidade, trabalhos conhecidos (nenhum), testemunhos indirectos sobre as suas ideias e personalidade; principais áreas de interesse; o seu método dialético de inquérito na aquisição de conhecimento; a morte de Sócrates.

Platão: naturalidade, influências e principais áreas de interesse; principais obras.

Aristóteles, o “Pai da Biologia”: naturalidade, percurso de vida, ameaça de morte e fuga; o eclectismo de Aristóteles e as suas principais áreas de interesse; os trabalhos de lógica – organon, e o estabelecimento do raciocínio dedutivo como instrumento de aquisição de conhecimento; concepção da vida, o princípio que anima a matéria – alma ou psyche, as almas dos animais de acordo com o respectivo grau de perfeição; o conceito de Scala Naturae, características e princípios em que se baseia; as bases para o fixismo e para o essencialismo; concepção da natureza, conceito de Enteléquia; os quatro tipos de factores causais que explicam a existência – causa material, causa formal, causa eficiente e causa final; a obra relacionada com Biologia, os tratados e os pequenos ensaios; o que se sabe sobre a obra perdida; áreas do domínio da Biologia que Aristóteles abordou; a classificação de Aristóteles e os conceitos de Genus e Eidos. O genus e o eidos e as diferenças entre as partes dos organismos. Exemplos de observações de Aristóteles que demonstram a sua perspicácia científica; testemunhos de Buffon e Darwin sobre Aristóteles.

Teofrasto, o sucessor de Aristóteles e “pai da Botânica”: a obra de Teofrasto.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 7

8 Outubro 2019, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A civilização grega – a base da civilização ocidental.

O período pré-helénico e as primeiras civilizações (Egeia, Minóica e Heládica/Micénica): principais características e semelhanças, em termos da aquisição de conhecimento, com as civilizações anteriormente abordadas.

As invasões dos povos do Norte, os Helénicos (Aqueus, Eólicos, Jónicos e Dóricos) e o estabelecimento das confederações; o desenvolvimento de uma consciência nacional e a homogeneidade helénica; evolução da organização política dos estados helénicos desde o período pré-helénico (reinos), passando pelo domínio de oligarquias aristocráticas e pelo domínio dos tiranos, até à democracia.

Factores de união e de conflito da civilização grega; florescimento do comércio e da indústria, estabelecimento de entrepostos e colónias, aumento da riqueza e o surgimento dos filósofos.

Da ingerência de Roma até ao domínio completo.

A Idade dos Filósofos – Os filósofos pré-socráticos.

Alteração das características do processo de explicação dos fenómenos e de aquisição do conhecimento antes e na passagem para a “Idade dos Filósofos”.

A influência do conhecimento anterior acumulado pelos Egípcios, pelos Mesopotâmicos, pelos Chineses e pelos Indianos.

O que se sabe sobre os filósofos pré-socráticos e através de que vias.

Os principais centros de desenvolvimento da Filosofia na Antiga Grécia.

Tales de Mileto: o primeiro a procurar explicações naturais para os fenómenos sem recurso a mitologia, magia ou superstição; a água como elemento fundamental de todas as coisas.

Anaximandro de Mileto: o poema sobre a natureza e a primeira expressão de ideias transformistas; áreas em que se distinguiu.

Empédocles de Agrigento: os quatro elementos primordiais e as respectivas qualidades; as referências a adaptação, transformismo e selecção; problemas de natureza biológica sobre os quais se debruçou.

Xenófanes de Colófon: as referências aos fósseis e a indicação da anterior existência de ambientes aquáticos.

Alcméon de Crotona: A dissecção de cadáveres e a possível vivissecção de corpos; os estudos de neurologia de embriologia e a descoberta do canal de Eustáquio.

A Escola médica de Cós e as suas congéneres em Cnido, Sicília, Rodes, Crotona e Agrigento.

Hipócrates de Cós: o Corpus hippocraticum, composição e autoria; os elementos constituintes do corpo humano como precursores da teoria dos humores; a saúde e a doença como resultantes do maior ou menor equilíbrio dos elementos; características do conhecimento hipocrático – o bom, o menos bom e o mau.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 6

3 Outubro 2019, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A civilização chinesa – os “grandes” do oriente: o universo como uma espécie de ser vivo, composto por cinco elementos (água, terra, metal, madeira e fogo) em proporções diversas, que combinados com as forcas vitais (Qi, Yin e Yang) produzem os ritmos cíclicos do tempo e da natureza.

Conhecimentos importantes sobre a anatomia e biologia de vários animais, com aplicação na produção industrial e para divertimento, exemplos do bicho-da-seda, das carpas koi e do peixe vermelho

A medicina chinesa: esquemas anatómicos humanos, meridianos e acupunctura; o uso do ritmo e vigor da pulsação e o registo, nos pen ts’ao, das propriedades terapêuticas de animais e plantas; composição do organismo em 5 órgãos, correspondentes aos 5 elementos, e seis vísceras.

A civilização Indiana – o “peso” da tradição: a ayour veda (ciência da longa vida) e a biologia.

A medicina indiana: os cinco elementos naturais (terra, água, fogo, vento e espaço); as doenças e os fenómenos fisiológicos como resultado do estado de equilíbrio entre os elementos; o estado avançado da cirurgia (exemplo da rinoplastia).

A biologia indiana: baseada em conhecimentos empíricos acerca de várias espécies úteis, envolvendo exigências ecológicas, cruzamentos seleccionados, observação de períodos de reprodução, etc.; produção das primeiras classificações baseadas em características inerentes aos organismos.

Importância das civilizações orientais no desenvolvimento da ciência na Antiguidade.

Características do conhecimento nas primeiras civilizações: motivações eminentemente práticas para a aquisição de conhecimentos; conhecimentos científicos e técnicos sempre envolvidos numa moldura de magia e religião.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 5

1 Outubro 2019, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

As primeiras civilizações – a importância da fertilidade: as primeiras civilizações e a sua associação a grandes bacias aluviais; o desenvolvimento das primeiras civilizações.

As civilizações Mesopotâmicas – o “berço da civilização”: A Mesopotâmia, a sua localização e as suas culturas e cidades-estado; o Tigre e o Eufrates, como fomentadores da fertilidade agrícola e como vias de comunicação; a agricultura mesopotâmica e o controlo do abastecimento de água por via de sistemas artificiais; a escrita, a religião e a organização social na Mesopotâmia.

A ciência na Mesopotâmia: a Astronomia, a Matemática e a herança mesopotâmica; a Biologia (a Anatomia, a Zoologia; a Sistemática e a Zootecnia); características das práticas médicas na Mesopotâmia (uma mistura entre o misticismo e o conhecimento das propriedades terapêuticas de algumas práticas); a deusa Gula ou Ninkarrak e a sua veneração; ingredientes para o fabrico de poções.

A civilização egípcia – a “dependência do Nilo”: a dependência dos egípcios em relação às cheias periódicas do rio Nilo; O papel divino e de liderança do Faraó; a organização social e a crença da vida para além da morte.

A Ciência no Egipto: a Astronomia e a importância da manutenção de um calendário preciso.

Características do conhecimento da biologia no Egipto: representação de animais e plantas, dissecção, conhecimentos da anatomia de vários animais e humana; características das curas; as mezinhas e os remédios; a envolvência de meios religiosos, mágicos e naturais na cura de doenças; o embalsamamento e os conhecimentos anatómicos.

Os papiros médicos do Egipto, com destaque para o papiro de Edwin Smith.

Imhotep: curta nota biográfica, reputação e obra conhecida.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 4

26 Setembro 2019, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 2 – A Pré-História (A biologia pré-Histórica)

A pré-história – definição, limites e subdivisão; a evolução social, cultural e tecnológica do Homem ao longo dos principais períodos da Pré-História; crença na impossibilidade de, na falta de documentos escritos, recuperar informação relativa à Pré-História; fonte das informações que permitem reconstruir o contexto pré-histórico em que o Homem se desenvolveu.

Dos comportamentos instintivos, uso de instrumentos e aprendizagem, característicos de vários outros animais, à elevação dessas capacidades a um nível superior de consciência e intencionalidade, que distingue o Homem dos outros animais.

Conhecimentos biológicos do Homem pré-histórico – os seres vivos como alimento; os seres vivos como predadores; os seres vivos como fonte de matérias-primas; os seres vivos como companheiros; os seres vivos como organismos domésticos; os seres vivos na arte, em particular na arte rupestre.

A medicina na Pré-História – O natural e o sobrenatural nas causas e cura para os males que afligiam o Homem primitivo; exemplos de intervenções cirúrgicas (perfurações dentárias e trepanações); o exemplo de Ötzi, o homem do gelo.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.