Sumários
HIB 3
24 Setembro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 1 – Introdução
A importância da UC de História das Ideias em Biologia.
O que é a Biologia – a Biologia como ramo das Ciências Naturais; a motivação para o início a aquisição e acumulação de conhecimentos de índole Biológica e as características gerais da Biologia moderna; níveis de organização e de complexidade dos sistemas vivos e período histórico da respectiva integração no campo da Biologia.
Do conhecimento de índole Biológica à Biologia propriamente dita – do conhecimento prático, passando pela Física, pela História/Filosofia Natural e Medicina, até à Biologia dos nossos dias.
O termo Biologia - étimo, origem e evolução do termo; o âmbito da Biologia para Lineu (1736), para Michael Hanow (1766), para Theodor Roose (1797), para Thomas Beddoes (1799), para Karl Burdach (1800), e para Gottfried Treviranus (1802) e Jean-Baptiste Lamarck (1802).
Os sete pilares da Biologia – os postulados e as teorias que lhes dão suporte: Teoria da Biogénese, Teoria Celular, Conceito de Meio Interno, Conceito de Homeostasia, Teoria da Hereditariedade, Teoria da Evolução e conceito de inter-relação entre sistemas vivos (Ecologia).
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 2
19 Setembro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 1 – Introdução
Períodos da História – da história do mundo ocidental
Períodos considerados, respectiva delimitação e principais características.
A construção do conhecimento científico – o despertar do Homem para a ciência
Como teve origem a ciência: da observação dos fenómenos naturais à mitologia e desta à separação dos ramos filosofia e religião; como o ramo da filosofia resulta na ciência e como esta se relaciona com a religião; ciência e religião, duas áreas com objectivos idênticos, mas com caminhos diferentes para os atingir; as convicções do Homem e a “invenção” dos deuses, exemplos retirados de “A Epopeia da Criação” (Enuma Elish), “Génesis” e “Corão”.
Como se constrói o conhecimento científico: dos objectivos da ciência ao ciclo de aquisição de conhecimentos, passando pela observação e pela experimentação.
Características essenciais do procedimento científico: manutenção de um espírito crítico, desconfiança e questionamento permanente, etc.
A aquisição de conhecimentos científicos e a técnica de construção de puzzles – uma analogia.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 1
17 Setembro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Apresentação da Unidade Curricular
Desejos de boas-vindas aos alunos de Biologia em geral, e de HIB em particular.
Apresentação do docente, do âmbito, das características e dos objectivos da unidade curricular.
Justificação do interesse de Uma UC dedicada à História da Biologia.
Apresentação dos objectivos, dos conteúdos programáticos, da principal bibliografia e das formas de apoio aos alunos.
Descrição sumária da programação e da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do semestre.
Explicação detalhada do modelo de avaliação adoptado.
Conselhos aos alunos acerca da melhor forma de seguirem a UC.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.