Sumários

14ª Aula TP

2 Novembro 2017, 13:30 Luís Manuel Ribeiro Saraiva

António Aniceto Monteiro (1907-1980) : o impacto que deixou em todos os que privaram com ele: os testemunhos de Paulo Ribenboim e de Oswaldo Chateaubriand Filho. O percurso de António Monteiro: 1925-1930 aluno do curso de Matemática na FCUL; 1931-36, faz o doutoramento em Paris sob a orientação de Maurice Fréchet; 1936-1943: a sua acção em Lisboa; 1943-45: a sua acção no Porto: 1945-1949: no Brasil. Docente na Faculdade Nacional de Filosofia do Rio de Janeiro; investigador do Núcleo Técnico Científico da Fundação Getúlio Vargas; membro do Comité de Redação da Summo Brasiliensis Mathematica; publicação das Notas de Matemática (1948): é o editor dos primeiros 6 volumes; 1949: investigador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; 1949-1977: está na Argentina, primeiro na Universidade de Cuyo, em S. Juan, depois na Universidad del Sur em Bahia Blanca. É co-fundador da Revista Matemática Cuyana. 1958: início da série Monografias de Matemática; 1964: início da publicação das Notas de Lógica Matemática; 1966: início da publicação Notas de Lógica Matemática. Em Lisboa em 1977/78.


13ª Aula TP

2 Novembro 2017, 10:30 Luís Manuel Ribeiro Saraiva

A geração de 40: antecedentes históricos. A política educativa dos republicanos. Suas deficiências. A ditadura. A Junta de Educação Nacional, mais tarde Instituto para a Alta Cultura. Os estágios dos universitários portugueses no estrangeiro. A geração de 40. As suas realizações: o Núcleo de Matemática, Física e Química, o Centro de Estudos Matemáticos Aplicados à Economia, o Seminário de Análise Geral, o Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, o Centro de Estudos Matemáticos do Porto. A Portugalia Mathematicae e a Gazeta de Matemática. A fundação da Sociedade Portuguesa de Matemática. A Junta de Investigação Matemática: os Cadernos de Análisse Geral.Maurice Fréchet em Portugal. Os Clubes de Matemática. As expulsões na Universidade Portuguesa no fim da 2a Guerra Mundial, que deixaram Portugal sem os seus melhores investigadores.

A perspectiva de António Monteiro sobre a situação da matemática em Portugal em 1954 vista da Argentina: "Problemas da Cultura Matemática Portuguesa", publicada na revista Ciência, revista da Associação dos Estudantes da FCUL.


13ª Aula T

31 Outubro 2017, 09:30 Luís Manuel Ribeiro Saraiva

A aplicação do princípio de Eudóxio ao estabelecimento da proporcionalidade entre as áreas dos círculos e os quadrados dos seus raios.

Os Elementos de Euclides. Contexto histórico. Composição dos Elementos. Euclides como compilador  que dá novas demonstrações, mais rigorosas e mais simples, de resultados conhecidos da matemática grega. Nem toda a matemática grega está incluída nos Elementos. Noções básicas: definições, axiomas ou noções comuns, e postulados. Algumas considerações e exemplos.


12ª Aula TP

31 Outubro 2017, 08:00 Luís Manuel Ribeiro Saraiva

Francisco Gomes Teixeira: vida e obra. A obra matemática. A fundação do Jornal de Ciências Matemáticas e Astronómicas. Suas características. Inicialmente duas secções, para a matemática de investigação e para mobilizar igualmente os professores do ensino secundário, do qual esperava a colaboração na feitura do jornal. A componente estrangeira, dominante a partir do Tomo VII. A secção de problemas colocados. Razões do seu insucesso. A secção de bibliografia. Sua importância.  A obra de Gomes Teixeira como historiador da Matemática: iniciada em 1881 vai culminar com a publicação póstuma da sua história da matemática em Portugal em 1934.


11ª Aula TP

26 Outubro 2017, 13:30 Luís Manuel Ribeiro Saraiva

A época de Daniel Augusto da Silva. Seu percurso na Arademia real de Marinha, Academia Real dos Guardas marinhas e Escola Naval. Sua obra: principais artigos. A polémica devida à publicação de Gaston Darboux de resultados já obtidos por Daniel da Silva. A sua Reclamation de Priorité.

Sintese das principais características da matemática portuguesa no século XIX.