Sumários

Functional ingredients and disease prevention

21 Fevereiro 2018, 18:30 Rita Alexandra Gonçalves Pereira

Aula leccionada pela Professora Amélia Pilar Rauter


A valorização de Salvia sclareoides para a prevenção de demência

21 Fevereiro 2018, 17:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Da natureza ao laboratório – estudo fitoquímico e biológico de extratos de plantas medicinais utilizadas em medicina tradicional. Prevenção de doenças neurodegenerativas.

Salvia sclareoides é uma planta medicinal da vegetação espontânea portuguesa, cujo estudo se revestiu da maior importância visando a valorização desta planta para a sua aplicação como suplemento alimentar  contra a perda de memória e outros problemas cognitivos  que ocorrem na demência, nomeadamente na doença de Alzheimer. É apresentada a preparação de extratos vegetais e o estudo da sua atividade anticolinesterásica, antioxidante, a sua toxicidade, e fitoquímico, o qual deu a conhecer um dos seus compostos maioritários, o ácido rosmarínico,  que demonstrou ser um princípio ativo responsável pela sua potente actividade como inibidor da acetilcolinesterase. O seu estudo por Ressonância Magnética Nuclear e por cálculos quânticos e de mecânica molecular permitiu o conhecimento das conformações de energia mínima no estado ligado à acetilcolinesterase e a descoberta de um novo centro ativo. Os estudos realizados com o ácido rosmarínico para avaliação da sua interação com o péptido amilóide (Aβ1-42), caraterístico nas doenças de Alzheimer e conducente à deposição extracelular das placas amilóides, bem como do extrato de butanol com a proteína Prion, que se converte na doença de Prion na forma insolúvel e patológica são também apresentados, demonstrando a potencialidade desta planta e do seu princípio ativo para combater os eventos incluídos nas hipóteses cognitiva e amilóide que afetam a demência. Foi ainda apresentado o estudo in vitro da digestão gástrica e pancreática, que revelou que as propriedades anticolinesterásica e antioxidante da infusão da planta se mantêm.

Durante a aula foi indicada a bibliografia que deu apoio aos conhecimentos apresentados e que foi a seguinte:

1. D. Batista, P. L. Falé, M. L. Serralheiro, M.-E. Araújo, C. Dias, I. Branco, C. Grosso, J. Coelho, A. Palavra, P. J. A. Madeira, A. Martins, A. P. Rauter, Phytochemical Characterization and Biological Evaluation of the Aqueous and Supercritical Fluid Extracts from Salvia sclareoides Brot., Open Chem. 2017, 15, 82–91

F. Marcelo, C. Dias, A. Martins, P. J. Madeira, J. Jorge, M. H. Florêncio, F. J. Cañada, Eurico J. Cabrita, J. Jiménez-Barbero, A. P. Rauter, Molecular Recognition of Rosmarinic Acid from Salvia sclareoides Extracts by Acetylcholinesterase. A New Binding Site Detected by NMR, Chem. Eur. J. 2013, 19(21), 6641-6649.

C.Airoldi, E. Sironi, C. Dias, F. Marcelo, A. Martins, A. P. Rauter, F. Nicotra, J. Jimenez-Barbero, Natural compounds against Alzheimer’s Disease: Molecular recognition of Salvia sclareoides extract and its major component, rosmarinic acid, with Aß1-42 peptide, as investigated by NMR, Chem.-Asian J. 2013, 8(3), 596-602.

A. P. Rauter, C. Dias, A. Martins, I. Branco, N. R. Neng, J. M. Nogueira, M. Goulart, F. V.M. Silva, J. Justino, C. Trevitt, J. P. Waltho, Non-toxic Salviasclareoides Brot. extracts as a source of functional food ingredients: phenolic profile, antioxidant activity and prion binding properties, Food Chem. 2012, 132(4), 1930-1935.

A. P. Rauter, I. Branco, R. G. Lopes, J. Justino, F. V. M. Silva, J. P. Noronha, E. J. Cabrita, I. Brouard, J. Bermejo, A new lupene triterpenetriol and anticholinesterase activity of Salvia sclareoides, Fitoterapia 2007, 78(7-8), 474-481.

 


Aula de apresentação

19 Fevereiro 2018, 19:00 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Apresentação do programa da unidade curricular, indicando os seus objectivos, o conteúdo programático e o método de avaliação. Dado o carácter interdisciplinar e sendo a lecionação em módulos com a colaboração de empresas e outras instituições, a bibliografia é conferida pelos professores que lecionam os  temas específicos de sua especialidade. O processo de avaliação é também apresentado, constituído por um exame oral no qual é apresentado um seminário pelo aluno e por uma monografia.