Sumários

T: aplicação linear; matriz de uma aplicação linear

14 Novembro 2018, 09:00 Mário João de Jesus Branco

Continuação da última aula: exemplos. Resultados básicos sobre aplicações lineares. Breve revisão de composição de aplicações e de aplicação inversa de uma aplicação bijectiva. Exemplo de composição de duas aplicações definidas e com imagens em conjuntos da forma R^n. Composição de aplicações lineares e inversa de uma aplicação linear bijectiva. Matriz de uma aplicação linear. 


T: matriz de mudança de base e aplicação linear

12 Novembro 2018, 08:30 Mário João de Jesus Branco

Matriz de mudança de base. Exemplo. Produto de matrizes de mudança de base e inversa de uma matriz de mudança de base. Aplicação linear. Exemplos.


T: soma de subespaços vectoriais

9 Novembro 2018, 09:00 Mário João de Jesus Branco

Soma de subespaços vectoriais: definição, propriedades básicas e Teorema das dimensões. Soma directa de subespaços vectoriais: definição, suplementar de um subespaço, exemplos, unicidade das parcelas de um vector da soma directa, como encontrar uma base de um subespaço suplementar.


Aula 7

8 Novembro 2018, 12:00 Ilda Perez Fernandez Silva

Resolução de exercícios sobre espaços vectoriais: Variante do exercicio 77 - f),i), j),k) incluindo calculo de bases e dimensão dos subespaços j) e k).. Subespaços vectoriais associados a uma matriz A: L(A), C(A) e  N(A) relação da sua dimensão com  a caracteristica - r(A) - da matriz. Cálculo de bases para cada um: Resolução de uma variante do exercicio 108..  Resolução dos exercicios 96. 


TP12: espaços e subespaços vectoriais

8 Novembro 2018, 08:00 Mário João de Jesus Branco

Resolução dos Exercícios 75.c), 76.a), c), 77.f), i), 79, 81.a), e), f) e 99.d).