Sumários

Semana de intervalo 5

30 Maio 2017, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de prática de 2h por semana. Por causa da natureza destas práticas, cada aluno tem 4h de aulas práticas 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data não houve aula prática.


Semana de intervalo 5

30 Maio 2017, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de prática de 2h por semana. Por causa da natureza destas práticas, cada aluno tem 4h de aulas práticas 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data não houve aula prática.


Para que serve a Biologia do Desenvolvimento?

29 Maio 2017, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

A Biologia do Desenvolvimento: para que serve? A biologia do desenvolvimento serve todas as áreas da Biologia.

Aplicações dos conhecimentos adquiridos: Estudo da diversidade animal, estudo da influência do ambiente (e.g. teratogenios, microbioma), estudo de doenças congénitas (e.g. distrofias musculares), estudo de células estaminais e os seus nichos (e.g. células estaminais neurais), produção de células iPS e organoides para o estudo in vitro de doenças humanas e para testar medicamentos. Estudo da regeneração em animais com capacidade regenerativa superior ao homem (salamandras, peixe zebra): regeneração dos membros, do coração, da espinal medula e aplicações para a medicina humana. O cancro como uma doença do desenvolvimento: anomalias intrínsecas versus anomalias do nicho. Utilização do peixe zebra como modelo para avaliar características de tumores humanos e sensibilidade a quimioterapia.

A integração de múltiplas áreas da Biologia sob o chapeu: FISIOLOGIA: DO DESENVOLVIMENTO A DOENÇA!


Escolhas profissionais há muitas; sejam bons naquilo que fazem!



Desenvolvimento dos membros dos tetrapodes 2

25 Maio 2017, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Resumo do desenvolvimento proximal-distal dos membros. Semelhanças entre o desenvolvimento ao longo do eixo antero-posterior do tronco e o desenvolvimento próximo-distal dos membros.

O eixo antero-posterior dos membros (mindinho-polgar). O “zone of polarizing activity” (ZPA) como centro posterorizante. O factor activo da ZPA é o sonic hedgehog. O mecanismo da acção do sonic hedgehog. Não é apenas um morfogénio simples. O papel do sonic hedgehog e genes Hox na determinação da identidade dos dedos.

A polarização dorso-ventral. O papel do Wnt7a na ectoderme. Indução de Lmx1 apenas no mesenquíma dorsal. O fenótipo do knock-out do Wnt7a.

A integração dos três centros sinalizadores (AER, ZPA e ectoderme dorsal). A interdependência dos três centros. O papel do Gremlin na manutenção destes três centros. Possíveis mecanismos do “colapso” dos três centros e a paragem do crescimento proximo-distal.

Apresentação de um modelo integrador (mas especulativo) do desenvolvimento dos membros dos tetrápodes.


Semana de intervalo 4

23 Maio 2017, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de prática de 2h por semana. Por causa da natureza destas práticas, cada aluno tem 4h de aulas práticas 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data não houve aula prática.