Sumários

O desenvolvimento de Drosophila melanogaster parte 1

9 Março 2017, 17:30 Elio Sucena

Oogénese em Drosophila. Noções de linha germinal e somática e suas interacções na determinação das identidades celulares na oogénese. Determinação do oócito e das células de suporte (nurse cells) de origem germinal e interacção com epitélio follicular- Papel do fusoma, e das vias JAK_STAT e NOTCH neste processo. Polarização e estrutura dos microtubules, migração do núcleo do oócito e distribuição assimétrica de factores citoplasmáticos maternos na determinação dos eixos antero-posterior (AP) e dorso-ventral (DV) do ovo e do futuro embrião. Papel da sinalização EGFR, através do seu ligando Gurken neste processo. Via de sinalização Toll na determinação do eixo DV. Revisão das noções de gradient neste contexto. Conservação da via Toll e seu papel na resposta imunitária em mosca, C. elegans e vertebrados.


Semana de intervalo 1

7 Março 2017, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de prática de 2h por semana. Por causa da natureza destas práticas, cada aluno tem 4h de aulas práticas 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data não houve aula prática.


Semana de invervalo 1

7 Março 2017, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de prática de 2h por semana. Por causa da natureza destas práticas, cada aluno tem 4h de aulas práticas 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data não houve aula prática.


Comunicação célula-célula no desenvolvimento 2

6 Março 2017, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

A comunicação célula-célula no desenvolvimento animal pode-se dividir comunicação justácrina e comunicação parácrina, mas estas divisões não são sempre aplicáveis.

Os fatores parácrinos. As principais famílias: Fibroblast growth factors, Hedgehogs, Wingless/Wnts, Transforming growth factors beta e outros factores parácrinos importantes. As vias de sinalização de cada uma das famílias e variações das mesmas dependentes do tipo célular. Exemplos concretos do papel da sinalização desencadeada de cada uma das famílias. Antagonistas e agonistas dos fatores parácrinos. Exemplos na Drosophila e nos Vertebrados.


Comunicação célula-célula no desenvolvimento 1

2 Março 2017, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

A comunicação célula-célula no desenvolvimento animal pode-se dividir comunicação justácrina e comunicação parácrina, mas estas divisões não são sempre aplicáveis.

A adesão célula-célula. História dos seus estudos e identificação das moléculas envolvidas. O papel das caderinas na separação dos tecidos (e.g. E-caderina e N-caderina durante a neurulação e a migração da crista neural). Clivagem de N-caderina. Exemplo de Shoval et al 2007 onde a N-caderina é clivada libertando a b-catenina, i.e. um situação que mimica sinalização Wnt.

Sinalização notch – mecanismo de ligação ao delta e libertação da notch intracellular domain. Activação génica e downregulação do delta. O papel de sinalização notch na diferenciação no tubo neural (inibição lateral).

As efs-efrinas – mecanismo de funcionamento. A repulsão entre células expressando efs vs efrinas. O papel da repulsão na morfogénese. Exemplos.

A matriz extracelular. A matriz intersticial vs as membranas basais. Principais componentes da matriz extracelular: colagénios, glicoproteínas, proteoglicanos/glicosaminoglicanos. A formação de matrizes de fibronectina, mecanismos. O papel da fibronectina no desenvolvimento animal. A tenascina. A sua distribuição nos tecidos e potencial papel. A laminina. As variantes da laminina e a organização molecular das membranas basais. Exemplos do papel das membranas basais. Os receptores da matriz extracelular: as integrinas. Estrutura, ligação ao citoesqueléto e associação à molecular sinalizadoras. Proteoglicanos e glicosaminoglicanos. O seu papel na consistência dos tecidos.