Sumários
L4 - Reações características dos glúcidos
7 Maio 2025, 15:00 • Mariana Pintassilgo de Sousa Louro
L4 - Reações características dos glúcidos
Enzimas: Princípios da inibição e regulação enzimática
6 Maio 2025, 10:00 • Ana Isabel Abrantes Coutinho
Inibição da atividade enzimática
Inibição reversível: mecanismo competitivo.
Inibição irreversível: reagentes com especificidade de grupo, inibidores suicidas e análogos do estado de transição. Exemplos.
Regulação da atividade enzimática
Biodisponibilidade e controlo fino da atividade enzimática : ligação de moduladores, modificação covalente reversível e processamento proteolítico).
Enzimas de regulação – moduladores alostéreos homotrópicos e heterotrópicos.
Enzimas: Princípios da Cinética Enzimática
5 Maio 2025, 10:00 • Ana Isabel Abrantes Coutinho
Conceito de cinética de “estados iniciais”.
Dedução da equação de Michaelis-Menten de acordo com a hipótese do estado estacionário.
Determinação dos parâmetros cinéticos Km (constante de Michaelis) e V (velocidade máxima ou velocidade limite) – Método computacionais (regressão não linear) e método de linearização de Lineweaver-Burk.
Significado dos parâmetros cinéticos: Km, constante de Michaelis, e kcat, constante catalítica ou nº de turnover.
O significado de Km, constante de Michaelis, de acordo com a hipótese do equilíbrio.
L3 - Métodos espectrofotométricos de doseamento de proteínas (Docente: Filipa Santos)
2 Maio 2025, 14:00 • Filipa Pedro Costa Santos
Comparação da quantificação da concentração de proteína de uma amostra biológica (clara de ovo) através da utilização de dois métodos, Método do Biureto e de Lowry.