Sumários

Métodos Numéricos para Integração: Regras de Simpson 1/3 e 3/8.

23 Outubro 2025, 14:30 Rafael Neto Henriques

Nesta aula prosseguiu-se a descrição dos métodos numéricos para integração, abordando as fórmulas de Newton-Cotes de segunda e terceira ordem, correspondentes às regras de Simpson 1/3 e 3/8. À semelhança do realizado para as regras dos retângulos e do trapézio, foram discutidas em detalhe as deduções, propriedades e erros associados a cada uma destas regras. De seguida, apresentou-se o uso combinado das regras de Simpson 1/3 e 3/8 para a integração de funções a partir de amostras ímpares ou com espaçamentos desiguais. A aula terminou com uma discussão sobre o compromisso entre a redução do intervalo de amostragem e a propagação dos erros de arredondamento nas fórmulas de Newton-Cotes.


Métodos Numéricos para Integração: Regras dos Retângulos e do Trapézio

21 Outubro 2025, 14:00 Rafael Neto Henriques

Nesta aula iniciou-se a descrição dos métodos numéricos para integração. A sessão começou com uma breve motivação do problema, destacando que estes métodos são particularmente úteis quando a integração analítica não é viável ou quando apenas se dispõe de valores amostrados da função.
Seguidamente, introduziram-se as fórmulas de Newton-Cotes para integração numérica, com ênfase nas fórmulas de ordem zero (método dos retângulos) e primeira ordem (método do trapézio), cuja dedução e propriedades foram discutidas em detalhe.


Aula 6 - Exercício 3 (Parte 2): Sistemas de Equações (Não) Lineares

21 Outubro 2025, 10:00 Miguel Ângelo da Silva Pinto

  • Revisão dos conteúdos teóricos associados aos métodos de resolução de sistemas de equações lineares e não-lineares;

  • Iniciação do Trabalho Prático "Exercício 3 (Parte 2): Sistemas de Equações Lineares e Não-Lineares".


Aula 6 - Exercício 3 (Parte 2): Sistemas de Equações (Não) Lineares

20 Outubro 2025, 16:30 Israel Matute Troncoso

  • Revisão dos conteúdos teóricos associados aos métodos de resolução de sistemas de equações lineares e não-lineares;

  • Iniciação do Trabalho Prático "Exercício 3 (Parte 2): Sistemas de Equações Lineares e Não-Lineares".


Aula 5 - Exercício 3 (Parte 1): Sistemas de Equações Lineares

17 Outubro 2025, 14:00 Israel Matute Troncoso

  • Breve discussão com cada grupo sobre as notas do Exercício 1;

  • Revisão dos conteúdos teóricos associados aos métodos de resolução de sistemas de equações lineares;

  • Iniciação do Trabalho Prático "Exercício 3 (Parte 1): Sistemas de Equações Lineares".