Sumários

Os vegetais na saúde

27 Abril 2020, 19:00 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

A aula foi lecionada por videoconferência pela Prof. Margarida Moldão (Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa) e gravada, tendo como  anfitrião a regente da Unidade Curricular, Amélia Pilar Rauter.

Sumário: Frutos e Hortícolas. Sua composição e compostos bioativos. - carotenóides, polifenóis e flavonóides, glucosinolatos. Prébioticos. Compostos com ação estimulante e compostos tóxicos. Taninos, fitatos, oxalatos, saponinas, alcalóides, inibidores de proteases, glucósidos cianogénicos, lectinas e proteínas antigénicas. Consume de hortofrutícolas e saúde. Desafios e perspetivas futuras.


A importância da Vitamina D na prevenção de quedas nos idosos

22 Abril 2020, 18:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

A aula foi lecionada por videoconferência, e gravada com acesso pelos alunos, pelo Prof. Dout. João Gorjão Clara, especialista em Geriatria e médico da CUF Descobertas em Cardiologia, Medicina Interna,  com as Áreas de Diferenciação. Geriatria e Cardiologia Geriátrica. A anfitriã da videoconferência  foi a responsável da unidade curricular, Prof. Amélia Pilar Rauter.

Sumário: 

A complexidade dos mecanismos biológicos que permitem o equilíbrio e a marcha, são comprometidos pelo envelhecimento. As co morbilidades presentes no idoso, também perturbam a regulação do equilíbrio. As quedas são por isso muito frequentes com aumento da morbilidade e causa de mortalidade. Às variadas medidas de prevenção das quedas, a suplementação com Vitamina D reduz o tempo de reação aos estímulos e melhora o equilíbrio, independentemente de qualquer ação muscular. Recentemente tem sido referido que doses elevadas de Vitamina D podem pelo contrário agravar o desequilíbrio e o risco de quedas. É uma informação a necessitar de mais investigação. No momento a prescrição de pelo menos 800 UI de Vitamina D por dia, nos idosos com deficiência desta vitamina, devem ser integradas nas novas estratégias de reabilitação, de prevenção de quedas, de treino da força, de integração do esquema corporal, de equilíbrio e de adaptação ao ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Oligossacáridos do leite humano: proteção da natureza. O que fazem ? Benefícios na saúde do lactente?

22 Abril 2020, 17:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

A aula foi lecionada por videoconferencia pela Dout Helena Canário, Gestora do Serviço de Relações Médicas e Científicas (Medical and Scientific Relations Manager) da Nestlé em Portugal,  tendo como anfitriã a responsável da unidade curricular, Prof. Amélia Pilar Rauter.

O Poder da programação nutricional - a saúde a longo prazo é programada durante os primeiros 1000 dias de vida.Leite materno e microbiota intestinal. Fases importantes do desenvolvimento do microbiota intestinal no início de vida. Principais fatores de alteração do microbiota. HMOs (Human milk Oligosaccharides) e distinção entre leito humano e leite de vaca. Composição de HMOs durante a lactação desde os 5 dias aos 8 meses. Efeitos benéficos e funções dos HMOs. Estudos desenvolvidos e casos de sucesso.


Obesidade Infantil

20 Abril 2020, 19:00 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

A aula foi lecionada, por videoconferência,  pela Dout. Margarida Lobo Antunes, pediatra e presentemente Diretora Clínica do Hospital Lusíadas,  tendo como anfitriã a responsável da unidade curricular, Prof. Amélia Pilar Rauter.  


Sumário: A obesidade infantil é a doença crónica mais frequente em Pediatria. A epidemia da obesidade afeta mais de 170 milhões de crianças em idade escolar. Portugal está entre os países da Europa com maior número de crianças com excesso de peso. A etiologia é multifatorial e podemos prevenir a obesidade até antes da criança nascer. A correta identificação das causas é fundamental para definir políticas de prevenção eficazes.


Alergias e alergénios - casos de sucesso

15 Abril 2020, 18:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

A Dout. Rita Batista, investigadora do INSA, apresentou casos de sucesso na descoberta de alergénios e controlo de alergias, alguns deles resultantes da sua investigação desenvolvida no INSA. A aula foi lecionada por videoconferência,  tendo como anfitriã a responsável da unidade curricular, Prof. Amélia Pilar Rauter.