Sumários

Folding de proteínas e doença humana

4 Março 2020, 17:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Esta aula foi lecionada pelo docente Carlos Farinha, e foi dedicada à importância do misfolding e alterações conformacionais de proteínas em várias doenças, nomeadamente na doença de Alzheimer , de Parkinson, de  Creutzfeldt-Jakob e da fibrose quística. A responsável da unidade curricular foi a anfitriã da videoconferência.


Nucleósidos e nucleótidos para a saúde

2 Março 2020, 19:00 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Nucleósidos e nucleótidos como componentes de ácidos nucleicos. Funções biológicas do DNA e síntese de proteínas pelo RNA. Nucleótidos mono-, di- e tri-fosfatados. Síntese de nucleósidos e de nucleótidos como agentes anticancerígenos e antivirais. Virus HIV -  fármaco sofosbuvir e sua síntese.

Coronaviroses: MERS_CoV, SARS-CoV, SARS-CoV-2 e COVID-19.  Estrutura do virião e ciclo de replicação do virus. Sinais de infeção e investigação de terapias contra o virus: inibição da entrada do virus, inibiºção da replicação do virus, inibição da síntese de proteínas do virus e combinação de inibidores de proteases já conhecidos.


Aula de apresentação

19 Fevereiro 2020, 18:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Os alunos foram informados de que as teórico-práticas são dedicadas ao apoio do aluno no âmbito do desenvolvimento da sua monografia e seminário. Far-se-á o apoio à pesquisa bibliográfica para a seleção das publicações que vão ser estudadas para a concepção da monografia, que será apresentada sob a forma de artigo de revisão sobre vias de síntese de um fármaco à sua escolha, pois não é aconselhada a pesquisa de páginas web. Nestas aulas faz-se também a interpretação das publicações selecionadas e o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho. Para além do programa, os alunos foram também informados sobre o processo de avaliação. A nota média da monografia e seminário contribui para 40% da nota final e a nota do exame ou média dos testes contribui para os restantes 60% da nota final.


A valorização de Salvia sclareoides para a prevenção da demência -Da natureza ao laboratório

19 Fevereiro 2020, 17:30 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Nesta aula os alunos aprendem como investigar uma planta medicinal, a Salvia sclareoides,  uma planta espontânea da vegetação espontânea portuguesa. O estudo envolve a extracção dos produtos naturais, a confirmação científica do seu potencial a nível biológico e terapêutico, e a descoberta do seu princípio activo, a rivastigmina. Este estudo confirma a actividade potente dos seus extractos e princípio activo como inibidores  de acetilcolinesterase, um enzima que transforma o neurotransmissor acetilcolina em colina e acetato. A sua inibição é uma forma de tratamento dos pacientes da doença de Alzheimer, pelo que a descoberta destes extractos naturais com esta bioactividade e não tóxicos, bem como do seu princípio activo,  se reveste da maior importância. Relativamente a este último, é apresentada a tecnologia que permitiu descobrir que actua num centro activo do enzima, até à data desconhecido, o que potencia estudos futuros para a descoberta de novos fármacos. O seu princípio activo interactua também, tal como é demonstrado por Ressonância Magnética Nuclear, com o péptido  amilóide Aβ e seus agregados, espécies muito tóxicas, que dão origem à formação de placas senis, as quais interrompem a comunicação entre os neurónios e provocam a atrofia neuronal típica da doença de Alzheimer. O extracto de butanol, rico em rivastigmina, demonstrou também interactuar com a proteína prião, a qual  é o receptor interactuando com oligómeros Aβ e participando no processo de sinalização molecular que resulta na hiperfosforilação da proteína tau, outro factor característico nesta patologia degenerativa.

Nesta aula o aluno contacta com química, biologia e bioquímica, reconhecendo a sua  importância para o conhecimento científico que justifica a utilização tradicional da planta e também para a descoberta de aspectos inovadores, que inspiram a investigação para novas abordagens de tratamento multi-alvo da doença de Alzheimer.

Bibliografia:

1.      D. Batista, P. L. Falé, M. L. Serralheiro, M.-E. Araújo, C. Dias, I. Branco, C. Grosso, J. Coelho, A. Palavra, P. J. A. Madeira, A. Martins, A. P. Rauter, Phytochemical Characterization and Biological Evaluation of the Aqueous and Supercritical Fluid Extracts from Salvia sclareoides Brot., Open Chem. 2017, 15, 82–91

2.      F. Marcelo, C. Dias, A. Martins, P. J. Madeira, J. Jorge, M. H. Florêncio, F. J. Cañada, Eurico J. Cabrita, J. Jiménez-Barbero, A. P. Rauter, Molecular Recognition of Rosmarinic Acid from Salvia sclareoides Extracts by Acetylcholinesterase. A New Binding Site Detected by NMR, Chem. Eur. J. 2013, 19(21), 6641-6649.

3.      C.Airoldi, E. Sironi, C. Dias, F. Marcelo, A. Martins, A. P. Rauter, F. Nicotra, J. Jimenez-Barbero, Natural compounds against Alzheimer’s Disease: Molecular recognition of Salvia sclareoides extract and its major component, rosmarinic acid, with Aß1-42 peptide, as investigated by NMR, Chem.-Asian J. 2013, 8(3), 596-602.

4.      A. P. Rauter, C. Dias, A. Martins, I. Branco, N. R. Neng, J. M. Nogueira, M. Goulart, F. V.M. Silva, J. Justino, C. Trevitt, J. P. Waltho, Non-toxic Salviasclareoides Brot. extracts as a source of functional food ingredients: phenolic profile, antioxidant activity and prion binding properties, Food Chem. 2012, 132(4), 1930-1935.

 


Aula de Apresentação

17 Fevereiro 2020, 19:00 Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter

Nesta aula foi apresentado o programa da unidade curricular e  o método de avaliação. A unidade curricular é lecionada por docentes especializados em áreas da química e da bioquímica, da nutrição e da saúde, provenientes de Ciências ULisboa, da Faculdade de Farmácia, do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge, do IPMA, do Instituto Superior de Agronomia, de vários hospitais, nomeadamente Lusíadas e CUF Descobertas, e de empresas, nomeadamente da Hovione, da Nestlé e de R&D SUMOL+COMPAL. As temáticas envolvidas  focam a prevenção da doença através de ingredientes funcionais e o desenvolvimento de novos fármacos, no âmbito da saúde.  O cancro, a fibrose cistica, a diabetes, a doença de Alzheimer e a infeção são algumas das patologias abordadas. Relativamente à nutrição, tópicos como a obesidade infantial, a nutrição nos primeiros 1000 dias de vida, os  alergéneos, nutrientes e antioxidantes, o peixe na alimentação, vegetais e saúde, alimentos fermentados, e sistemas de certificação de alimentos   são apresentados e discutidos. São ainda apresentados casos de sucesso por empresas das áreas da saúde e nutrição, com a participação da Hovione, da Nestlé e da Sumol Compal.  

A bibliografia aconselhada é apresentada pelos docentes relativa à sua apresentação e as aulas ficam disponíveis no moodle, bem como os questionários sobre cada aula. O exame final consiste num seminário apresentado pelo aluno sobre a temática da sua monografia, no qual o júri também questiona o aluno sobre tópicos abordados na sua monografia e seminário.
A avaliação final resulta da avaliação dos seguintes parâmetros: monografia (35%), seminário (30%), respostas dos questionários (25%) e participação nas aulas (10%). A monografia é supervisionada por um dos docentes da Unidade Curricular, que o aluno escolhe e com ele decide a temática a que se dedica a sua monografia.