Sumários
É possível enganar as bactérias? Um caso de sucesso que envolve novos compostos com atividade antitubercular
20 Maio 2020, 17:30 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
A aula foi lecionada por videoconferência, pela Prof. Dout Filomena Martins, tendo como anfitriã a regente da Unidade Curricular, a Prof. Dout. Amélia Pilar Rauter. Nesta aula, que não foi autorizada a ser gravada, foi apresentado um caso de sucesso para a descoberta de novos compostos de atividade antitubercular, usando como estratégia uma abordagem baseada em QSAR (quantitative structure activity relationship).
Bases de dados da Composição de Alimentos, e Sistemas de Certificação
18 Maio 2020, 19:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Esta aula foi lecionada pela Dout. Helena Soares da Costa (INSA) por videoconferência, mas não tivemos autorizar para a sua gravação. A anfitriã, foi, como sempre, a regente da Unidade Curricular. Tabelas de composição de alimentos - alimentação e saúde. projeto EUROFIR - European Food Information Resource Network - bases de dados da composição de alimentos nos 28 países da Rede; alimentos tradicionais. Regulamentos.
A produção de fármacos
13 Maio 2020, 18:30 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
A aula foi lecionada por videoconferência pelo Dout. João Sardinhha, investigador sénior da Hovione e antigo aluno da FCUL, tendo tido como anfitriã a regente da Unidade Curricular. Não tivemos autorização para gravar a aula pela Hovione.
Como decifrar o código dos açúcares: da estrutura à função em saúde humana e na doença
13 Maio 2020, 17:30 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
A aula foi lecionada por videoconferencia, e foi gravada, pela Dout Filipa Marcelo, das 19h às 20h. A anfitriã foi a regente da UC, Prof. Dr. Amélia Pilar Rauter. Houve necessidade de alterar esta aula teórica com a aula teórico-prática, que teve lugar das 17h30 às 19h.
A importância de vislumbrar a estatística antes da decisão clínica
11 Maio 2020, 19:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Testes diagnósticos e classificação estatística do problema. Exemplo de aplicação ao diagnóstico da diabetes.