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Informações
19 Setembro 2019, 15:45 • Cristina Maria Sousa Catita
Mudança de sala para 1.3.14
Exame 2ª Epoca - 3 Jan 2020
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Sistema de Avaliação
Condições de aprovação/reprovação na disciplina:
Nota Final = [(0.5 x Nota (Componente Teórica)) + (0.4 x Nota (Componente Laboratorial)) + (0.1 x Presenças Aulas Praticas))]*
Condições:
1. Se (Nota (Componente Teórica) <10) então (Classificação Final = Reprovado)
2. Se (Presenças Aulas Pratica < 2/3 das aulas leccionadas) então (Classificação Final = Reprovado); Para 13 aulas previstas, 2/3 representam 8 aulas.
3. Se [(Nota (Componente Teórica) >=10) AND (Presenças Aulas Praticas >=2/3 do total de aulas leccionadas) AND ((0.5 x Nota (Componente Teórica) ) + (0.4 x Nota (Componente Laboratorial)) + (0.1 x Presenças Aulas Pratica))>=10] então (Classificação Final = Aprovado)
Exemplo:
Componente teórica: 10 valores
Componente Laboratorial: 7,5 valores
Presenças Aulas praticas: 100%, ou seja 2 valores
Nota Final = 10 (Aprovado)
NOTA: A presença nas aulas laboratoriais é obrigatoriamente registada em todas as aulas que o aluno está presente. Um aluno que falte mais do que 2/3 das aulas leccionadas está reprovado. Faltas cujos alunos façam prova, com o devido comprovativo, do motivo da falta não são consideradas como falta, contudo, para a nota final da disciplina, apenas são contabilizadas as aulas em que esteve presente.
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Material de Apoio Estudo
Livro de Apoio à Teórica: PrinciplesGIS_LivroITC.pdf (encontra-se na pagina da disciplina)
Semana 1 - Definição de SIG; Componentes de um SIG
Book: Principles of Geographic of Information Systems: From Chap. 1 to 1.1.4
Book: GIS Fundamentals, 5th Edition (Paul Bolstad): Cap. 1 - An Introduction to GIS
(url: http://www.paulbolstad.net/5thedition/samplechaps/Chapter1_5th_small.pdf)
Semana 2 e 3 - Sistemas de Referência; Conceitos de Cartografia
Book: GIS Fundamentals, 5th Edition (Paul Bolstad, url: http://www.paulbolstad.net/5thedition/samplechaps/Chapter1_5th_small.pdf)
Cap. 3 - Geodesy, Datums, Map Projections, and Coordinate Systems
Book: Principles of Geographic of Information Systems bookChapter 4.1 -The book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf (Support Material folder))
Na pasta Livro de Apoio à Teórica: Sistemas-Referencia-JoaoCatalão (Para Portugal)
Semana 4 - Georreferenciação
QGIS: http://www.qgistutorials.com/en/docs/georeferencing_basics.html
QGIS: http://docs.inasafe.org/en/training/qgis/Chapter-04-Map_Projection_Basic.html
ArcGIS: http://desktop.arcgis.com/en/arcmap/10.3/manage-data/raster-and-images/fundamentals-for-georeferencing-a-raster-dataset.htm
ArcGIS: https://cms.bsu.edu/-/media/www/departmentalcontent/library/gismaps/gismedia/georeferencing%20historic%20maps%20using%20arcgis%20desktop%2010.pdf?la=en
Semana 5 - Representação Computacional de Dados Geograficos; Representação Vectorial; Topologia
Bbook PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapter 2.3: Computer Representation of Geographic Information; Vector representation; Topology
Semana 6 - Tecnologias de Aquisição de dados para SIG
GISWEB: Department of Geomatics, The University of Melbourne SpatialDataEntryTheory.doc
http://www.geo.upm.es/postgrado/CarlosLopez/papers/SpatialDataEntryTheory.pdf
Book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapter 5.1: Spatial Data Input; 5.3: Data Preparation;
Semana 7 - Análise espacial de dados (Análise Vectorial)
Book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapters: 6.1, 6.2.1, 6.2.2, 6.2.3, 6.3.1, 6.4.1, 6.5
Semana 8 - Análise espacial de dados (Análise raster)
Book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapter 6; Chap. 6.3.2 Raster Overlay operators; Chap. 6.3.3 Overlay using a decision table; Chap. 6.4.3 Flow Computation; Chap. 6.4.4 Raster Based Surface Analysis
Semana 9 - Interpolação Espacial
Book Geospatial Analysis (https://www.spatialanalysisonline.com/HTML/index.html): Chap. 6.6 Deterministic Interpolation Methods
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Informações sobre Projectos Práticos
1. Grupos de Trabalho
Para a realização dos projetos práticos de SIG, devem ser formados grupos de 3 (min) ou 4 pessoas (máx); É da responsabilidade dos alunos a constituição dos grupos e a procura de colegas para a formação dos grupos;
2. Tema dos Projetos
O tema dos projetos deverá estar associado a Lisboa Capital verde 2020 (https://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/winning-cities/2020-lisbon/15210-2/);
Neste tema, existem vários sub-temas a explorar.:
Climate change: Mitigation;
Climate Change:
Adaptation;
Sustainable Urban Mobility;
Sustainable Land Use;
Nature and Biodiversity;
Air Quality;
Noise;
Waste;
Water;
Green Growth and Eco-innovation;
Energy Performance;
Governance;
No âmbito de cada um destes indicadores existe um numero sem fins de possíveis aplicações de SIG em ambiente urbano;
Nota: Temas que não se enquadrem nesta temática devem ser propostos e discutidos com os docentes da disciplina e avançam após aprovação por parte dos docentes;
3. A área de estudo
Município de Lisboa;
Nota: áreas de estudo distintas devem ser propostas e discutidas com os docentes da disciplina e avançam após aprovação por parte dos docentes;
4. Tarefas para 6 e 7 de Novembro
4.1. Dia 6 de Novembro até às 20h deverá ser enviado um mail à docente Cristina Catita (cmcatita@fc.ul.pt) com a constituição do grupo;
4.2. Na aula teórica de dia 7 de Novembro cada grupo deverá: (podem ou não ter uma pequena apresentação de 5 slides no máximo)
4.2.1. Apresentar a constituição dos grupos à turma;
4.2.2. Apresentar a ideia do projeto que pretendem desenvolver em SIG e que possa contribuir para que Lisboa mantenha este título!
4.2.3. Avaliar a exequibilidade da implementação da ideia, de acordo com os dados a adquirir ( existência e quantidade) e tempo disponível de realização do projeto;
Nota: Cada grupo terá 5 minutos de apresentação e discussão com os docentes e colegas;
5. Tarefas gerais do projeto
1. Definição muito clara dos objectivos do projeto: O que se pretende solucionar? E como pretende faze-lo com a ajuda dos SIG's?
2. Identificação e caracterização da área de estudo;
2. Identificar dos dados necessários para a execução do projeto; Caracterização dos dados e metadados;
3. Avaliação da disponibilidade desses dados;
4. Avaliação da qualidade (rigor e completude) dos dados que vão ser usados;
5. Efetuar o pré-processamento dos dados (tratamento da geometria; completude da informação nas tabelas; Transformação dos dados para o sistema cartográfico ETRS89-TM06-PT;)
6. Definição da metodologia a aplicar; Apresentação de um workflow com as varias fases a implementar (modelo cartográfico);
7. Implementação em software SIG da metodologia e geração de resultados;
8. Análise e discussão dos resultados. Contextualização dos resultados na problemática de estudo;
9. Produção de layouts (mapas finais);
10. Conclusões de acordo com os objectivos propostos;
11. Preparação da apresentação em powerpoint (max 10 slides);
12. Apresentação do projeto: 19 Dez 2019;
12. Elaboração do relatório e entrega: 10 Jan 2020;
6. Datas a fixar
19 Dezembro 2019, (15h - 18h) - Apresentação do projecto (para os docentes e turma).
10 Janeiro 2020 - Entrega do Relatório escrito de acordo com o template na pasta PROJETO (Fenix)
7. Apresentação e Relatório
A apresentação (max 10 slides; max 10 min por grupo) deverá conter:
1. Problema a estudar;
2. Objectivos do estudo;
3. Metodologia usada;
4. Resultados obtidos
O relatório terá um max.40 pág., de acordo com template. Este deverá conter:
Índice
Resumo
1. Introdução e motivação para escolha do trabalho em causa
2. Caracterização da área de estudo e descrição dos dados utilizados. Pode incluir uma Tabela com a identificação dos dados usados e respectivos metadados;
3. Metodologia. Descritivo das várias fases de trabalho: aquisição dos dados, pré-processamento, criação da Base de dados geográfica, modelo cartográfico, e implementação.
4. Discussão dos resultados e Fundamentação de todas as opções realizadas
5. Conclusões do trabalho
6. Referências bibliográficas de acordo com normas de Harvard (https://www.mendeley.com/guides/harvard-citation-guide )
Nota: O relatório deve ser entregue em papel impresso e encadernado. Será depositado no cacifo (entrada do C8) da docente Cristina Catita até às 17h do dia 10 Janeiro 2020
Regras no atraso da entrega:
Por cada dia de atraso, após 10 Janeiro 2020, será descontado 1 valor na nota final do projeto até um máximo de 3 dias (inclusive); a partir do 3º dia de atraso na entrega os trabalhos não serão mais aceites;
8. Avaliação do projeto
Os trabalhos práticos valem 40% da nota final de cada aluno.
Os trabalhos práticos são avaliados com base nos seguintes critérios:
- Concretização dos objectivos propostos (25%).
- Apresentação e qualidade do relatório com descrição detalhada do faseamento do trabalho (25%).
- Metodologia usada e demonstração da capacidade de análise dos resultados obtidos (25%).
- Apresentação e discussão do projeto (25%).
9. FONTES DE DADOS
- 9.1. Instituto Nacional de Estatistica: https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=ine_censos_indicadores;
- 9.2. PORDATA -Estatísticas, gráficos e indicadores de Municípios: https://www.pordata.pt;
- 9.3. Informação Geográfica - Agência Portuguesa do Ambiente: https://sniamb.apambiente.pt/;
- 9.4. Geodados de Lisboa: http://geodados.cm-lisboa.pt/;
- 9.5. Limites administrativos: http://mapas.dgterritorio.pt/geoportal/catalogo.html;
- 9.6. Rede Viária: Openstreetmap - Openstreetmap: http://www.openstreetmap.org/;
- 9.7. Rede Natura: ICNF: www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000;
- 9.8. Ocupação/Uso do solo: http://www.dgterritorio.pt/dados_abertos/clc/
- 9.9. Radiação solar: Para uma solução global poderá estimar os niveis de radiação solar da sua área de estudo usando o: PVGIS: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#; Terá que determinar o valor da radiação solar em vários locais (pontos coordenados) da sua região de estudo e consequentemente proceder a um processo de interpolação para a estimação dos valores da radiação numa área geográfica mais extensa.
- 9.10. Modelo de Elevação de Terreno: http://opussig.blogspot.com/2012/03/aster-gdem.html;
- 9.11. Dados relativos a variaveis meteorologicas (grids de 1kmx1km): http://worldclim.org/version2;
- 9.12. Outros sites de interesse que possam conter dados que sejam necessários para cada projeto;
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Constituição dos Grupos de Trabalho - Projeto Prático
Grupo 1: Miguel Correia, 48302 + Rúben Luís, 46415 + Tiago Goulart, 49991
Grupo 2: André Gomes 53249, + Mariana Pereira 53226, + Maria Teresa Calado 53237 + Vasco Diniz 53241
Grupo 3: Ricardo Louro 51534 + Duarte Costa 51531 + Mariana Faria 51237 + Maria Taborda 50373
Grupo 4: César Claro 53227 + Laura Pereira 53555 + Sofia Andrade 53228
Grupo 5: Tiago Castro 53494 + Oury Diallo 53359
Grupo 6: Alexander Junges Teixeira 51806 + Miguel Azarpour Nr.48759 + Miguel Baptista 49995
Grupo 7: João Tavares 51545 + Sebastião Muller 51535, + Daniel Silva 51537 + Francisco Roque 51520
Grupo 8: Beatriz Gameiro 53230 + Carlota Mamede 53236 + Marcelo Rosário 53252
Grupo 9: Renato Vaz 53375 + Sandro Ponteves 53361 + Sofia Freire 53373
Grupo 10: Laura Santos 53021 + Renata Pires 53238 + Catarina Marcelino 53245
Grupo 11: André Velez 51392 + Lourenço Durão 53243 + Vivian Sousa 51519
Grupo 12: Filipe Fuertes 34595 + Guiherme Nunes 51594 + Tiago Sousa 51648 + Pedro Romão 46579
Grupo 13: João Viegas 45505
Grupo 14: Maria Dias 53731 + Tiago Neves 53250 + Diogo Vicente 53247
Grupo 15: Constança Leitão + Jobim Convié + Tomás Gaspar
Grupo 16: Beatriz 51370 + Angelina 53019 + Maria Carlota 53377
Grupo 17: Brenda Scherdien, Francisco Boieiro e Rodrigo Melo.
AS APRESENTAÇÕES DOS PROJECTOS DE SIG SÃO REALIZADAS NA PRÓXIMA 5F, A INICIAR ÀS 16H NA AULA TEÓRICA, PELA ORDEM DOS GRUPOS LISTADOS EM BAIXO.
AS APRESENTAÇÕES TÊM UMA DURAÇÃO MÁXIMA DE 10 MIN. PREFERENCIALMENTE 7 MIN.
TRAGAM AS APRESENTAÇÕES EM PEN PARA NÃO HAVER TROCA DE PC'S PARA APRESENTAÇÃO.
Apresentações dia 19 Dezembro 2019
sala 1.5.12 11h30 Grupo 1 Miguel Correia, 48302 + Rúben Luís, 46415 + Tiago Goulart, 49991
sala 1.5.12 11h40 Grupo 7 João Tavares 51545 + Sebastião Muller 51535, + Daniel Silva 51537 + Francisco Roque 51520
sala 1.3.14 16h00 Grupo 2 André Gomes 53249, + Mariana Pereira 53226, + Maria Teresa Calado 53237 + Vasco Diniz 53241
sala 1.3.14 16h10 Grupo 3 Ricardo Louro 51534 + Duarte Costa 51531 + Mariana Faria 51237 + Maria Taborda 50373
sala 1.3.14 16h20 Grupo 4 César Claro 53227 + Laura Pereira 53555 + Sofia Andrade 53228
sala 1.3.14 16h30 Grupo 5 Tiago Castro 53494 + Oury Diallo 53359
sala 1.3.14 16h40 Grupo 6 Alexander Junges Teixeira 51806 + Miguel Azarpour Nr.48759 + Miguel Baptista 49995
sala 1.3.14 16h50 Grupo 8 Beatriz Gameiro 53230 + Carlota Mamede 53236 + Marcelo Rosário 53252
sala 1.3.14 17h00 Grupo 9 Renato Vaz 53375 + Sandro Ponteves 53361 + Sofia Freire 53373
sala 1.3.14 17h10 Grupo 10 Laura Santos 53021 + Renata Pires 53238 + Catarina Marcelino 53245
sala 1.3.14 17h20 Grupo 11 André Velez 51392 + Lourenço Durão 53243 + Vivian Sousa 51519
sala 1.3.14 17h30 Grupo 12 Filipe Fuertes 34595 + Guiherme Nunes 51594 + Tiago Sousa 51648 + Pedro Romão 46579
sala 1.3.14 17h40 Grupo 13 João Viegas 45505
sala 1.3.14 17h50 Grupo 14 Maria Dias 53731 + Tiago Neves 53250 + Diogo Vicente 53247
sala 1.3.14 18h00 Grupo 15 Constança Leitão + Jobim Convié + Tomás Gaspar
sala 1.3.14 18h10 Grupo 16 Beatriz 51370 + Angelina 53019 + Maria Carlota 53377
sala 1.3.14 18h20 Grupo 17 Brenda Scherdien, Francisco Boieiro e Rodrigo Melo
sala 1.3.14 18h30 Grupo 18 António Castro