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Informações

19 Setembro 2019, 15:45 Cristina Maria Sousa Catita


Mudança de sala para 1.3.14

Exame 2ª Epoca - 3 Jan 2020















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Sistema de Avaliação

Condições de aprovação/reprovação na disciplina:

Nota Final = [(0.5 x Nota (Componente Teórica)) + (0.4 x Nota (Componente Laboratorial)) + (0.1 x Presenças Aulas Praticas))]*
Condições:
1. Se (Nota (Componente Teórica) <10) então (Classificação Final = Reprovado)
2. Se (Presenças Aulas Pratica < 2/3 das aulas leccionadas) então (Classificação Final = Reprovado); Para 13 aulas previstas, 2/3 representam 8 aulas.
3. Se [(Nota (Componente Teórica) >=10) AND (Presenças Aulas Praticas >=2/3 do total de aulas leccionadas) AND ((0.5 x Nota (Componente Teórica) ) + (0.4 x Nota (Componente Laboratorial)) + (0.1 x Presenças Aulas Pratica))>=10] então (Classificação Final = Aprovado)

Exemplo:
Componente teórica: 10 valores
Componente Laboratorial: 7,5 valores
Presenças Aulas praticas: 100%, ou seja 2 valores
Nota Final = 10 (Aprovado)

NOTA: A presença nas aulas laboratoriais é obrigatoriamente registada em todas as aulas que o aluno está presente. Um aluno que falte mais do que 2/3 das aulas leccionadas está reprovado. Faltas cujos alunos façam prova, com o devido comprovativo, do motivo da falta não são consideradas como falta, contudo, para a nota final da disciplina, apenas são contabilizadas as aulas em que esteve presente.

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Material de Apoio Estudo


Livro de Apoio à Teórica: PrinciplesGIS_LivroITC.pdf  (encontra-se na pagina da disciplina)


Semana 1 - Definição de SIG; Componentes de um SIG 

Book: Principles of Geographic of Information Systems: From Chap. 1 to 1.1.4

Book: GIS Fundamentals, 5th Edition (Paul Bolstad): Cap. 1 - An Introduction to GIS 

(url: http://www.paulbolstad.net/5thedition/samplechaps/Chapter1_5th_small.pdf)


Semana 2 e 3 - Sistemas de Referência; Conceitos de Cartografia 

Book: GIS Fundamentals, 5th Edition (Paul Bolstad, url: http://www.paulbolstad.net/5thedition/samplechaps/Chapter1_5th_small.pdf)

Cap. 3 - Geodesy, Datums, Map Projections, and Coordinate Systems 

Book: Principles of Geographic of Information Systems bookChapter 4.1 -The book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf  (Support Material folder))

Na pasta Livro de Apoio à Teórica: Sistemas-Referencia-JoaoCatalão (Para Portugal)


Semana 4  - Georreferenciação

QGIS: http://www.qgistutorials.com/en/docs/georeferencing_basics.html

QGIS: http://docs.inasafe.org/en/training/qgis/Chapter-04-Map_Projection_Basic.html

ArcGIS: http://desktop.arcgis.com/en/arcmap/10.3/manage-data/raster-and-images/fundamentals-for-georeferencing-a-raster-dataset.htm

ArcGIS: https://cms.bsu.edu/-/media/www/departmentalcontent/library/gismaps/gismedia/georeferencing%20historic%20maps%20using%20arcgis%20desktop%2010.pdf?la=en 


Semana 5 - Representação Computacional de Dados Geograficos; Representação Vectorial; Topologia

Bbook PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapter 2.3: Computer Representation of Geographic Information; Vector representation; Topology


Semana 6 - Tecnologias de Aquisição de dados para SIG

GISWEB: Department of Geomatics, The University of Melbourne SpatialDataEntryTheory.doc

http://www.geo.upm.es/postgrado/CarlosLopez/papers/SpatialDataEntryTheory.pdf

Book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapter 5.1: Spatial Data Input; 5.3: Data Preparation; 


Semana 7 - Análise espacial de dados (Análise Vectorial)

Book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf ->  Chapters: 6.1, 6.2.1, 6.2.2, 6.2.3, 6.3.1, 6.4.1, 6.5


Semana 8  - Análise espacial de dados (Análise raster)

Book PrinciplesGIS_LivroITC.pdf -> Chapter 6; Chap. 6.3.2 Raster Overlay operators; Chap. 6.3.3 Overlay using a decision table; Chap. 6.4.3 Flow Computation; Chap. 6.4.4 Raster Based Surface Analysis


Semana 9 - Interpolação Espacial

Book Geospatial Analysis (https://www.spatialanalysisonline.com/HTML/index.html): Chap. 6.6 Deterministic Interpolation Methods

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Informações sobre Projectos Práticos


1. Grupos de Trabalho

Para a realização dos projetos práticos de SIG, devem ser formados grupos de 3 (min)  ou 4 pessoas (máx); É da responsabilidade dos alunos a constituição dos grupos e a procura de colegas para a formação dos grupos;


2. Tema dos Projetos 

O tema dos projetos deverá estar associado a Lisboa Capital verde 2020 (https://ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/winning-cities/2020-lisbon/15210-2/);

Neste tema, existem vários sub-temas a explorar.: 

Climate change: Mitigation; 

Climate Change: 

Adaptation; 

Sustainable Urban Mobility; 

Sustainable Land Use; 

Nature and Biodiversity; 

Air Quality; 

Noise; 

Waste; 

Water; 

Green Growth and Eco-innovation; 

Energy Performance; 

Governance; 

No âmbito de cada um destes indicadores existe um numero sem fins de possíveis aplicações de SIG em ambiente urbano;

Nota: Temas que não se enquadrem nesta temática devem ser propostos e discutidos com os docentes da disciplina e avançam após aprovação por parte dos docentes;


3. A área de estudo 

Município de Lisboa;

Nota: áreas de estudo distintas devem ser propostas e discutidas com os docentes da disciplina e avançam após aprovação por parte dos docentes;


4. Tarefas para 6 e 7 de Novembro
4.1. Dia 6 de Novembro até às 20h deverá ser enviado um mail à docente Cristina Catita (cmcatita@fc.ul.pt) com a constituição do grupo;
4.2. Na aula teórica de dia 7 de Novembro cada grupo deverá: (podem ou não ter uma pequena apresentação de 5 slides no máximo)
4.2.1. Apresentar a  constituição dos grupos à turma;
4.2.2. Apresentar a ideia do projeto que pretendem desenvolver em SIG e que possa contribuir para que Lisboa mantenha este título!  
4.2.3. Avaliar a exequibilidade da implementação da ideia, de acordo com os dados a adquirir ( existência e quantidade) e tempo disponível de realização do projeto;
Nota: Cada grupo terá 5 minutos de apresentação e discussão com os docentes e colegas;


5. Tarefas gerais do projeto

1. Definição muito clara dos objectivos do projeto: O que se pretende solucionar? E como pretende faze-lo com a ajuda dos SIG's?

2. Identificação e caracterização da área de estudo;

2. Identificar dos dados  necessários para a execução do projeto; Caracterização dos dados e metadados;

3. Avaliação da disponibilidade desses dados;

4. Avaliação da qualidade (rigor e completude) dos dados que vão ser usados;

5. Efetuar o pré-processamento dos dados (tratamento da geometria; completude da informação nas tabelas; Transformação dos dados para o sistema cartográfico ETRS89-TM06-PT;)

6. Definição da metodologia a aplicar; Apresentação de um workflow com as varias fases a implementar (modelo cartográfico);

7. Implementação em software SIG da metodologia e geração de resultados;

8. Análise e discussão dos resultados. Contextualização dos resultados na problemática de estudo;

9. Produção de layouts (mapas finais);

10. Conclusões de acordo com os objectivos propostos;

11. Preparação da apresentação em powerpoint (max 10 slides);

12. Apresentação do projeto: 19 Dez 2019;

12. Elaboração do relatório e entrega: 10 Jan 2020;


6. Datas a fixar
19 Dezembro 2019, (15h - 18h)  - Apresentação do projecto (para os docentes e turma). 
10 Janeiro 2020 - Entrega do Relatório escrito de acordo com o template na pasta PROJETO (Fenix)


7. Apresentação e Relatório 

A apresentação (max 10 slides; max 10 min por grupo) deverá conter:

1. Problema a estudar;
2. Objectivos do estudo;
3. Metodologia usada;
4. Resultados obtidos


O relatório terá um max.40 pág., de acordo com template. Este deverá conter:

Índice

Resumo

1. Introdução e motivação para escolha do trabalho em causa

2. Caracterização da área de estudo e descrição dos dados utilizados. Pode incluir uma Tabela com a identificação dos dados usados e respectivos metadados;

3. Metodologia. Descritivo das várias fases de trabalho: aquisição dos dados, pré-processamento, criação da Base de dados geográfica, modelo cartográfico, e implementação.

4. Discussão dos resultados e Fundamentação de todas as opções realizadas

5. Conclusões do trabalho 

6. Referências bibliográficas de acordo com normas de Harvard (https://www.mendeley.com/guides/harvard-citation-guide )

Nota: O relatório deve ser entregue em papel impresso e encadernado. Será depositado no cacifo (entrada do C8) da docente Cristina Catita até às 17h do dia 10 Janeiro 2020


Regras no atraso da entrega:

Por cada dia de atraso, após 10 Janeiro 2020, será descontado 1 valor na nota final do projeto até um máximo de 3 dias (inclusive); a partir do 3º dia de atraso na entrega os trabalhos não serão mais aceites;


8. Avaliação do projeto

Os trabalhos práticos valem 40% da nota final de cada aluno.

Os trabalhos práticos são avaliados com base nos seguintes critérios:

  1. Concretização dos objectivos propostos (25%).
  2. Apresentação e qualidade do relatório com descrição detalhada do faseamento do trabalho (25%).
  3. Metodologia usada e demonstração da capacidade de análise dos resultados obtidos (25%).
  4. Apresentação e discussão do projeto  (25%).

9. FONTES DE DADOS
  • 9.1. Instituto Nacional de Estatistica: https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=ine_censos_indicadores;
  • 9.2. PORDATA -Estatísticas, gráficos e indicadores de Municípios: https://www.pordata.pt;
  • 9.3. Informação Geográfica - Agência Portuguesa do Ambiente: https://sniamb.apambiente.pt/;
  • 9.4. Geodados de Lisboa: http://geodados.cm-lisboa.pt/;
  • 9.5. Limites administrativos: http://mapas.dgterritorio.pt/geoportal/catalogo.html;
  • 9.6. Rede Viária: Openstreetmap - Openstreetmap: http://www.openstreetmap.org/;
  • 9.7. Rede Natura: ICNF: www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000;
  • 9.8. Ocupação/Uso do solo: http://www.dgterritorio.pt/dados_abertos/clc/
  • 9.9. Radiação solar: Para uma solução global poderá estimar os niveis de radiação solar da sua área de estudo usando o: PVGIS: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#; Terá que determinar o valor da radiação solar em vários locais (pontos coordenados) da sua região de estudo e consequentemente proceder a um processo de interpolação para a estimação dos valores da radiação numa área geográfica mais extensa.
  • 9.10. Modelo de Elevação de Terreno: http://opussig.blogspot.com/2012/03/aster-gdem.html;
  • 9.11. Dados relativos a variaveis meteorologicas (grids de 1kmx1km): http://worldclim.org/version2;
  • 9.12. Outros sites de interesse que possam conter dados que sejam necessários para cada projeto;

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Constituição dos Grupos de Trabalho - Projeto Prático

Grupo 1: Miguel Correia, 48302 + Rúben Luís, 46415 + Tiago Goulart, 49991

Grupo 2: André Gomes 53249, + Mariana Pereira 53226, + Maria Teresa Calado 53237 + Vasco Diniz 53241

Grupo 3: Ricardo Louro 51534 + Duarte Costa 51531 + Mariana Faria 51237​ + Maria Taborda 50373

Grupo 4: César Claro 53227 + Laura Pereira 53555 + Sofia Andrade 53228

Grupo 5: Tiago Castro 53494 + Oury Diallo 53359​

Grupo 6:  Alexander Junges Teixeira 51806 + Miguel Azarpour Nr.48759 + Miguel Baptista 49995

Grupo 7: João Tavares 51545 + Sebastião Muller 51535, + Daniel Silva 51537 + Francisco Roque 51520

Grupo 8: Beatriz Gameiro 53230 + Carlota Mamede 53236 + Marcelo Rosário 53252

Grupo 9: Renato Vaz 53375 + Sandro Ponteves 53361 + Sofia Freire 53373

Grupo 10: Laura Santos 53021 + Renata Pires 53238 + Catarina Marcelino 53245

Grupo 11: André Velez 51392 + Lourenço Durão 53243 + Vivian Sousa 51519

Grupo 12: Filipe Fuertes 34595 + Guiherme Nunes 51594 + Tiago Sousa 51648 + Pedro Romão 46579

Grupo 13: João Viegas 45505

Grupo 14: Maria Dias 53731 + Tiago Neves 53250 + Diogo Vicente 53247

Grupo 15: Constança Leitão + Jobim Convié + Tomás Gaspar

Grupo 16: Beatriz 51370 + Angelina 53019 + Maria Carlota 53377

Grupo 17: Brenda Scherdien, Francisco Boieiro e Rodrigo Melo.


AS APRESENTAÇÕES DOS PROJECTOS DE SIG SÃO REALIZADAS NA PRÓXIMA 5F, A INICIAR ÀS 16H NA AULA TEÓRICA, PELA ORDEM DOS GRUPOS LISTADOS EM BAIXO.
AS APRESENTAÇÕES TÊM UMA DURAÇÃO MÁXIMA DE 10 MIN. PREFERENCIALMENTE 7 MIN.
TRAGAM AS APRESENTAÇÕES EM PEN PARA NÃO HAVER TROCA DE PC'S PARA APRESENTAÇÃO.

Apresentações dia 19 Dezembro 2019

sala 1.5.12 11h30 Grupo 1 Miguel Correia, 48302 + Rúben Luís, 46415 + Tiago Goulart, 49991

sala 1.5.12 11h40 Grupo 7 João Tavares 51545 + Sebastião Muller 51535, + Daniel Silva 51537 + Francisco Roque 51520


sala 1.3.14 16h00 Grupo 2 André Gomes 53249, + Mariana Pereira 53226, + Maria Teresa Calado 53237 + Vasco Diniz 53241

sala 1.3.14 16h10 Grupo 3 Ricardo Louro 51534 + Duarte Costa 51531 + Mariana Faria 51237​ + Maria Taborda 50373

sala 1.3.14 16h20 Grupo 4 César Claro 53227 + Laura Pereira 53555 + Sofia Andrade 53228

sala 1.3.14 16h30 Grupo 5 Tiago Castro 53494 + Oury Diallo 53359​

sala 1.3.14 16h40 Grupo 6 Alexander Junges Teixeira 51806 + Miguel Azarpour Nr.48759 + Miguel Baptista 49995

sala 1.3.14 16h50 Grupo 8 Beatriz Gameiro 53230 + Carlota Mamede 53236 + Marcelo Rosário 53252

sala 1.3.14 17h00 Grupo 9 Renato Vaz 53375 + Sandro Ponteves 53361 + Sofia Freire 53373

sala 1.3.14 17h10 Grupo 10 Laura Santos 53021 + Renata Pires 53238 + Catarina Marcelino 53245

sala 1.3.14 17h20 Grupo 11 André Velez 51392 + Lourenço Durão 53243 + Vivian Sousa 51519

sala 1.3.14 17h30 Grupo 12 Filipe Fuertes 34595 + Guiherme Nunes 51594 + Tiago Sousa 51648 + Pedro Romão 46579

sala 1.3.14 17h40 Grupo 13 João Viegas 45505

sala 1.3.14 17h50 Grupo 14 Maria Dias 53731 + Tiago Neves 53250 + Diogo Vicente 53247

sala 1.3.14 18h00 Grupo 15 Constança Leitão + Jobim Convié + Tomás Gaspar

sala 1.3.14 18h10 Grupo 16 Beatriz 51370 + Angelina 53019 + Maria Carlota 53377

sala 1.3.14 18h20 Grupo 17 Brenda Scherdien, Francisco Boieiro e Rodrigo Melo

sala 1.3.14 18h30 Grupo 18 António Castro


Corpo Docente


Pedro Jorge Belé Mateus
pjmateus@ciencias.ulisboa.pt