Sumários

18 Outubro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de Hibiscus sp. Observação de cristais de oxalato de cálcio: ráfides em secções de folha de Allöe sp.


17 Outubro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Composição química e estrutura da membrana celular. Papel das proteínas transmembranares no transporte da água (aquaporinas). Osmose: conceito de soluto osmoticamente activo e de permeabilidade selectiva das membranas biológicas. Plasmólise e deplasmólise. Diferenciação do vacuoma (sistema vacuolar) nas células vegetais. Papel do vacúolo: acumulação de cristais de oxalato de cálcio.


17 Outubro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Os Procariotas: Domínios Archea (metanogénicas, halófilas e termoacidófilas) e Eubacteria (micoplasmas, bactérias fotossintéticas, saprófitas ou parasitas e cianobactérias). Diversidade morfológica das Eubacteria. Patogenecidade bacteriana: exemplos da febre da carraça ou doença de Lyme e da fasciite necrótica. Principais diferenças entre célula procariota e eucariota. A célula procariota: nucleóide, ribossomas, inclusões citoplasmáticas, e plasmídeo. A membrana plasmática: localização dos componentes moleculares envolvidos na obtenção de energia. O mesossoma. A parede celular bacteriana: bactérias Gram+ e Gram-.


12 Outubro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Identificação de paredes celulares celulósicas e lenhificadas, com azul de toluidina, em preparações temporárias, obtidas na aula pelos alunos. Caracterização histoquímica da cutícula da folha de Ficus sp., com vermelho sudão III. Observação de cistólitos: mineralização da parede celular.


12 Outubro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da aula anterior. Ácidos nucleicos: composição e estrutura. Os nucleótidos como unidades estruturais do DNA e RNA: desoxirribonucleótidos e ribonucleótidos. Nucleósidos. As principais diferenças entre desoxirribonucleótidos e ribonucleótidos: bases azotadas (bases púricas e bases pirimídicas) e açúcar. Complementaridade entre as bases. Forma e função dos diversos tipos de RNA (mensageiro, transporte e ribossómico).