Sumários

25 Outubro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Caracterização histoquímica do conteúdo vacuolar das sementes de Ricinus communis: grãos de aleurona. Observação de antocianinas na epiderme adaxial da pétala de Hibiscus sp. e consequências do tratamento com uma solução de hidróxido de sódio 1N.


24 Outubro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Papel do vacúolo: manutenção da turgidez celular, local de acumulação de substancias mobilizáveis (proteína – aleurona), de substâncias tóxicas para a célula, de e de antocianinas. As antocianonas como indicadores de pH: explicação do fenómeno de alteração de cor e da correspondente instabilidade a pH elevado.


24 Outubro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Bactérias Gram-: Composição e organização da membrana externa da parede celular (porinas, lipopolissacáridos - O-antigénios - e lipoproteínas de ligação). Estrutura e função dos flagelos (organização do filamento, gancho e corpo basal; flagelina) e dos pilos. Natureza proteica dos pilos (pilina) e respectivo papel no reconhecimento e adesão celulares, conjugação bacteriana – pilos sexuais – e transferência de DNA em estirpes naturalmente competentes. A célula eucariota: importância da compartimentação celular para o seu normal funcionamento. Os metabolossomas como exemplo da microcompartimentação bacteriana. Carboxissomas e magnetossomas: estrutura e função.


19 Outubro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de Hibiscus sp. Observação de cristais de oxalato de cálcio: ráfides em secções de folha de Allöe sp.


19 Outubro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da aula anterior. Composição e estrutura da parede celular bacteriana. Bactérias Gram+: oraganização estrutural dos peptidoglicanos e dos ácidos teicoicos (ácido teicóico e lipoteicóico). Biossíntese da parede celular bacteriana em bactérias Gram+: papel do bactoprenol na translocação dos monómeros de peptidoglicano para a parede, relaxamento da treliça de peptidoglicanos da parede pelas autolisinas e reconstituição das ligações cruzadas pela transpeptidase e pela transglucosidase. Factores concorrentes para a lise bacteriana na presença de penicilina: acção continuada das autolisinas, inibição da transpeptidase pela penicilina e aumento da turgidez celular.