Sumários

30 Novembro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Endossomas: breve descrição ultrastrutural. Os endossomas como organitos celulares por onde transitam os materiais endocitados. Importância do pH ácido luminal na dissociação do complexo ligando/receptor em processos de endocitose mediada por receptores. Corpos multivesiculados: caracterização ultrastrutural. Relação entre os corpos multivesiculados e os endossomas (pH ácido luminal e conteúdo enzimático). Lisossomas: caracterização ultrastrutural e bioquímica. Relação entre os lisossomas e os vacúolos líticos dos vegetais e das leveduras. Lisossomas primários e lisossomas secundários. Papel dos endossomas e dos lisossomas na degradação dos materiais endocitados e consequente formação de lisossomas secundários e de corpos residuais. Formação de fagolisossomas. Reciclagem de territórios citoplasmáticos: processos autofágicos.


29 Novembro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Microtomia e contrastação. Identificação de estruturas celulares em imagens de microscopia electrónica de transmissão.


28 Novembro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Princípios básicos sobre o funcionamento do microscopio electrónico de transmissão e de varrimento. Breve descrição sobre a preparação de material biológico para observação ao microscópio electrónico. A importância da fixação na preservação da ultrastrutura celular. Mecanismo da fixação das proteínas com glutaraldeído: papel da polimerização do glutaraldeído, a pH alcalino, e formação de espécies de carbonilo a,b-insaturadas, no estabelecimentos de ligações cruzadas estáveis com as proteínas. Fixação dos lípidos com tetróxido de ósmio: reacção do tetróxido de ósmio com com as ligações duplas das caudas dos fosfolípidos e papel da formação de novas espécies de ósmio, com estados de oxidação diversos, no processo de fixação em geral.


28 Novembro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Complexo de Golgi: caracterização ultrastrutural. Os dictiossomas como unidades estruturais do complexo de Golgi. Polaridade estrutural e funcional dos dictiossomas: face cis, face trans e cisternas medianas. Estrutura fenestrada das faces cis e trans. Relação entre o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático. Diferença entre vesículas de transição e vesículas golgianas. Papel do complexo de Golgi na biossíntese de hidratos de carbono (pectinas e hemiceluloses - componentes da matriz da parede celular vegetal e de glicosaminoglicanos – componentes da matriz extracelular animal) e modificação pós-tradução de proteínas (remoção de hidratos de carbono, adição de monossacáridos (N-acetilglucosamina, galactose, ácido siálico e fucose) e sinalização das enzimas hidrolíticas dos lisossomas com manose-6-fosfato). Modelos sobre a maturação das proteínas no complexo de Golgi: modelo de progressão/maturação cisternal e modelo de transferência cisternal (transporte anterrógrado e retrógrado através das vesículas COPI). Envolvimento das vesículas COPII no transporte das proteínas do retículo endoplasmático para as cisternas proximais dos dictiossomas.


23 Novembro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa e de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lilium sp.