Sumários

7 Dezembro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da aula anterior. Doenças peroxissómicas (síndroma de Zellweger) e sua relação com a deficiente translocação pós-tradução das proteínas hialoplasmáticas para a matriz dos microcorpos. Tráfego membranar entre os organitos do sistema endomembranar: papel das vesículas franjadas de clatrina nos processos de endocitose mediada por receptores e das vesículas franjadas COPI e COPII no transporte de proteínas do complexo de Golgi para o retículo endoplasmático (COPI) e deste para o complexo de Golgi (COPII). Os caminhos da exocitose: secreção constitutiva e secreção regulada (exemplos). A endocitose e a exocitose como mecanismos indispensáveis à manutenção da homeostasia membranar. O núcleo. O invólucro nuclear como uma diferenciaçãp local do retículo endoplasmático: continuidade entre o espaço perinuclear e o lúmen do retículo endoplasmático.


6 Dezembro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação e discussão de imagens de microscopia electrónica de transmissão.


5 Dezembro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Preparação de material biológico para observação ao microscopio electrónico de varrimento: importância da secagem do material pelo método do ponto crítico e da metalização com ouro.


5 Dezembro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Doenças lisossómicas: doença de Gaucher (hepatomegalia e esplenomegalia) e silicose pulmonar (doença dos mineiros). Os microcorpos (peroxissomas e glioxissomas): caracterização ultrastrutural (organitos com membrana simples) e bioquímica (presença de oxidases flavínicas e catalase. Importância dos microcorpos no metabolismo oxidativo: oxidação das purinas (formação de ácido úrico e sua importância na doença da gota), aminoácidos e ácidos gordos. Papel dos glioxissomas na b-oxidação dos ácidos gordos e sua relação com a gluconeogénese (ciclo do glioxilato) nas sementes das oleaginosas. Papel dos peroxissomas na b-oxidação dos ácidos gordos de cadeia muito longa (22-28 átomos de carbono).


30 Novembro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Microtomia e contrastação. Identificação de estruturas celulares em imagens de microscopia electrónica de transmissão.