Sumários

Apenas 1 aluno assistiu à aula teórica

16 Novembro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Activação dos canais iónicos fechados: activação por ligandos (“ligand-gated”) ou por estímulo eléctrico (“voltage-gated”). Transporte activo.Transporte activo directo (primário): bombas do tipo-P (Na+-K+-ATPase, Cu2+, Ca2+ e H+), do tipo-V (bombas protónicas dos vacúolos, lisossomas, complexo de Golgi, endossomas e vesículas secretoras), tipo-F (bombas protónicas associadas à síntese de ATP nas bactérias, mitocôndrias e cloroplastos) e do tipo-ABC (superfamília de transportadores activos da membrana plasmática das bactérias - transporte de aminoácidos, péptidos e açúcares - e dos mamíferos - transportador activo de fosfolípid os, colesterol, drogas lipófilas, pequenas moléculas e iões cloreto. Papel dos transportadores tipo-ABC na fibrose quística, no movimento flip-flop dos fosfolípidos da membrana e na multi-resistência às drogas terapêuticas.


15 Novembro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de grãos de amido em Solanum tuberosum e caracterização histoquímica do amido com solução de lugol. Observação de cromoplastos globulares na epiderme das bagas de Pyracantha sp. e fibrilhares na raiz tuberculosa de Daucus carota.


14 Novembro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Plastos: continuação. Os amiloplastos como organitos vegetais de acumulação transiente ou permanente de amido. Caracterização dos grãos de amido: grãos de amido simples ou compostos, e significado do hilo e das estrias. A acumulação de amido como processo homeostático, plastidial e celular, com papel na regulação osmótica. Os cromoplastos como organitos vegetais responsáveis pela acumulação de pigmentos de natureza lipófila: carotenoides (carotenos, xantofilas e licopenos). Diferenças estruturais entre os três grandes grupos de carotenoides. Papel dos carotenoides, a par da emissão de feromonas pelas flores, no processo de polinização. Importância dos carotenoides na alimentação, dadas as suas propriedades antioxidantes. Cromoplastos globulares e cromoplastos fibrilhares.


14 Novembro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Assimetria membranar: distribuição assimétrica de fosfolípidos (esfingomielina e fosfatidilcolina pela hemimembrana exoplasmática e luminal e fosfatidilserina e fosfatidiletanolamina pela hemimembrana hialoplasmática) e das glicoproteínas e dos glicolípidos (pela face exoplasmática e luminal). Fluidez membranar: movimentos de rotação axial, flexão e flip-flop dos fosfolípidos e lateral, no plano da membrana, dos fosfolípidos e das proteínas. Factores que afectam a fluidez membranar: temperatura, comprimento e grau de saturação das cadeias de ácidos gordos dos fosfolípidos e presença de esteróis (colesterol nos animais e sitosterol nos vegetais). Transporte transmembranar. Determinantes do transporte membranar: a) lipofilia vs hidrofilia, b) gradientes de concentração ou electroquímicos, c) disponibilidade de fonte de energia. Selectividade membranar. Transporte passivo: difusão simples e difusão facilitada (mediada por transportadores membranares). Características dos transportadores envolvidos na difusão facilitada: permeases e proteínas canal. Mecanismo de transporte por permeases e por proteínas canal (porinas): transportador de glucose e aquaporinas.


9 Novembro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de movimentos de ciclose em Elodea sp. Observação de cloroplastos em Spirogyra sp e/ou Cladophora sp. (algas filamentosas de água doce) e localização dos pirenóides através da caracterização histoquímica de amido. Observação de cloroplastos e de leucoplastos na epiderme da folha de Zebrina sp. (planta superior). Caracterização histoquímica do amido.