Sumários

9 Novembro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da aula anterior. As membranas biológicas: função (compartimentação celular, transporte selectivo de solutos, manutenção de gradientes iónicos, criação e transmissão de sinais eléctricos, síntese de ATP e sinalização transmembranar) e organização molecular. Evolução do conhecimento sobre a estrutura das membranas biológicas e modelos estruturais interpretativos. Conceito de membrana unitária. Constituintes membranares e respectiva função. Lípidos membranares (estruturais): fosfoglicéridos, esfingolípidos, esteróis. Proteínas membranares: proteínas intrínsecas (proteínas transmembranares), proteínas extrínsecas e proteínas ancoradas. Hidratos de carbono membranares (oligossacáridos): glicoproteínas e glicolípidos. Papel dos oligossacáridos membranares no reconhecimento celular.


8 Novembro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de movimentos de ciclose em Elodea sp. Observação de cloroplastos em Spirogyra sp e/ou Cladophora sp. (algas filamentosas de água doce) e localização dos pirenóides através da caracterização histoquímica de amido. Observação de cloroplastos e de leucoplastos na epiderme da folha de Zebrina sp. (planta superior). Caracterização histoquímica do amido.


7 Novembro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Movimentos citoplasmáticos ou de ciclose: papel dos filamentos de actina e das proteínas motoras nos movimentos de ciclose. Plastos: caracterização dos diveros tipos de plastos (proplasto, estioplasto, leucoplasto, cloroplasto, cromoplasto, elaioplasto e proteinoplasto). A interconversão dos plastos. Caractrização dos pirenóides nos cloroplastos de algas primitivas: os pirenóides como centros de fixação de dióxido de carbono e sua semelhança com os carboxissomas dos procariotas. A solução de lugol como reagente para a localização dos pirenóides. Mecanismo de reacção da solução de lugol (KI/I) com a amilose e a amilopectina do amido: formação de complexos de transferência de carga. Os leucoplastos. como organitos responsáveis pela biossíntese de ácidos gordos e aminoácidos e pela acumulação de amido.


7 Novembro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da aula anterior. Adesão celular juncional e não juncional. Junções apertadas ou oclusivas: papel das claudinas e olcudina (proteínas multipasso). Junções de aderência e desmossomas: ligações homófilas estáveis mediadas por caderinas. Ligação das caderinas aos microfilamentos de actina, nas junções de aderência, e aos filamentos intermédios, nos desmossomas. Junções de hiato: papel das conexinas (proteínas transmembranares) na formação dos conexões. Papel das junções de hiato no trabalho de parto – contracção muscular. Hemidesmossomas: papel das integrinas na ligação da membrana celular aos constituintes da lâmina basal. Junções celulares e doença: doença de Hailey-Hailey, pênfigo vulgar e cataratas.


2 Novembro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos. Observação de cianobactérias: colónias de Anabaena sp.