Sumários

3 Outubro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Ligação glicosídica. Polissacáridos mais comuns: celulose, quitina, amido e glicogénio. Função dos hidratos de carbono: estrutural e de reserva. Conceito de lípido. Conceito de lípidos saponificáveis (lípidos simples e lípidos complexos) e lípidos insaponificáveis.


28 Setembro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Normas de funcionamento: elaboração de relatórios. Exercício prático sobre a  utilização do microscópio óptico: iluminação e focagem.


28 Setembro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

As proteínas como catalisadores biológicos. Hidratos de carbono: definição. Mono-, di-, oligo- e polissacáridos. Aldoses e cetoses: exemplos (glucose e frutose). Monossacáridos: isómeros de cadeia aberta (acíclicos) e de cadeia fechada (cíclicos). Papel do carbono anomérico na formação dos isómeros a- e b-. Interconversão dos isómeros a- e b- e importância biológica das duas formas isoméricas.


27 Setembro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Normas de funcionamento: elaboração de relatórios. Exercício prático sobre a  utilização do microscópio óptico: iluminação e focagem.


26 Setembro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Microscopia óptica: componentes do microscópio. Conceito de aberração cromática, aberração esférica, distância de trabalho e limite de resolução. Relação entre limite de resolução, comprimento de onda da radiação e abertura numérica da objectiva.