Sumários

23 Novembro 2017, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Retículo endoplasmático (liso e rugoso): breve descrição morfológica. Papel das membranas do retículo endoplasmático rugoso no processo de translocação/co-tradução das proteínas para o lúmen das cisternas do retículo: teoria do péptido sinal. Incorporação das proteínas transmembranares unipasso e multipasso nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Papel do retículo endoplasmático rugoso no processamento e controlo de qualidade das proteínas: proteólise selectiva, glicosilação (papel do dolicol e das flipases), enrolamento e formação de ligações dissulfeto (papel das chaperonas do lúmen do retículo na formação da estrutura terciária das proteínas). Reconhecimento e remoção, do lúmen do retículo para o hialoplasma, das proteínas com estrutura terciária defeituosa. Sinalização das proteínas defeituosas com ubiquitina (processo de ubiquitinação) como condição para a sua degradação pelos proteossomas hialoplasmáticos. Doenças relacionadas com a acumulação de proteinas com enrolamento defeituoso (amiloidoses). Papel do retículo endoplasmático liso na síntese de lípidos (fosfolípidos e esteróides), metabolismo dos hidratos de carbono (mobilização do glicogénio), desintoxicação celular (eliminação de compostos lipófilos tóxicos) e armazenamento de cálcio (retículo sarcoplasmático da célula muscular).


22 Novembro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa e de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lilium sp.


21 Novembro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

O ciclo celular: postos de controlo e significado. Divisão celular: mitose (células somáticas) e meiose (células germinativas). As diversas fases da mitose e da meiose. As subdivisões da Profase I da meiose e sua relevância na variabilidade genética nos eucariotas.


21 Novembro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Transporte activo indirecto (secundário ou cotransporte): transportes simporte e antiporte. Exemplos da bomba de Na+/Glucose ATPase e da bomba Na+/Ca2+. Transporte através de vesículas: conceito de endocitose (pinocitose e endocitose mediada) e fagocitose. Endocitose mediada por receptores dependente da clatrina: formação de invaginações e vesículas franjadas ou revestidas por clatrina. Exemplo da endocitose das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e papel da dinamina na formação das vesículas. A potocitose via cavéolas como exemplo de endocitose mediada por receptores, não dependente da clatrina. Papel da caveolina e das jangadas de lípidos na formação das cavéolas. Papel das cavéolas na transcitose. A fagocitose como processo distinto do da endocitose, envolvendo os elementos do citosqueleto (filamentos de actina) na emissão de pseudópodes. O sistema endomembranar como uma rede de estruturas/organitos celulares relacionados (retículo endoplasmático, invólucro nuclear, complexo de Golgi, peroxissomas, lisossomas, vacúolos e vesículas de endo- e exocitose).


16 Novembro 2017, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de grãos de amido em Solanum tuberosum e caracterização histoquímica do amido com solução de lugol. Observação de cromoplastos globulares na epiderme das bagas de Pyracantha sp. e fibrilhares na raiz tuberculosa de Daucus carota.