Sumários

11 Outubro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Identificação de paredes celulares celulósicas e lenhificadas, com azul de toluidina, em preparações temporárias, obtidas na aula pelos alunos. Caracterização histoquímica da cutícula da folha de Ficus sp., com vermelho sudão III. Observação de cistólitos: mineralização da parede celular.


10 Outubro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Principais diferenças entre célula animal e célula vegetal. A parede celular como exemplo de matriz extracelular. Papel e importância das pontuações da parede celular na sua permeabilidade. Alteração da composição química da parede ao longo do processo de diferenciação celular: lenhificação, cutinização e mineralização (calcificação e silicificação). Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular através de corantes metacromáticos ou lipófilos.


10 Outubro 2017, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Lípidos saponificáveis: Ceras, gorduras, óleos e fosfolípidos. Importância biológica dos ácidos gordos insaturados, nomeadamente os isómeros geométricos cis. Lípidos insaponificáveis: Esteróides, prostaglandinas, e vitaminas lipossolúveis. Função biológica dos lípidos: reserva, estrutura, vitaminas, hormonas.


4 Outubro 2017, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos. Observação de cianobactérias: colónias de Anabaena sp.


3 Outubro 2017, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Diversidade celular: principais diferenças entre procariotas e eucariotas. Procariotas: micoplasmas, bacterias e cianobactérias. Classificação das bactérias quanto à forma (cocos, bacílos, espirilos, espiroquetas e vibriões) e em função da estrutura da parede (Gram+ e Gram-).