Sumários
Formas de volume e volume orientado
6 Dezembro 2018, 13:00 • Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte
Forma alternada de grau máximo como volume orientado num espaço vectorial de dimensão finita. Simplexos orientados e volume orientado dum simplexo orientado relativo a uma forma alternada com grau igual à dimensão do simplexo. Definição informal do integral duma k-forma diferencial ao longo duma subvariedade orientável de dimensão k.
Orientação induzida no bordo
6 Dezembro 2018, 12:00 • Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte
Espaço tangente e vectores estritamente tangentes ao longo do bordo. Campos transversais exteriores ao longo do bordo. Orientação induzida no bordo. Caracterização da orientação induzida no bordo.
Trabalho autónomo
5 Dezembro 2018, 15:30 • Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte
Trabalho autónomo dos alunos
Trabalho autónomo
5 Dezembro 2018, 14:30 • Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte
Trabalho autónomo dos alunos
Variedades com bordo
3 Dezembro 2018, 14:30 • Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte
Vectores tangentes e estritamente tangentes a conjuntos não abertos em espaços Euclideanos. Derivada duma aplicação suave entre conjuntos não abertos. O semiespaço H^n e caracterização intrínseca do bordo e do interior deste semiespaço. Definição de variedade topológica com bordo e de variedade abstracta com bordo. O bordo e o interior duma variedade com bordo. Exemplos.