Sumários

Plastos

28 Novembro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de diferentes tipos de plastos em vegetais superiores.

Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme do caule de Zebrina sp. Caracterização histoquímica da presença de amido.

Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum.

Observação de cromoplastos em cortes transversais de Daucus carota e na epiderme do fruto de Pyracantha sp.


Plastos

27 Novembro 2019, 15:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade de plastos em vegetais superiores: classificação dos plastos quanto à cor (cloroplastos, leucoplastos e cromoplastos) e quanto à função (cloroplastos, amiloplastos, cromoplastos). Caracterização de leucoplastos, amiloplastos (grão de amido, hilo e estrias; amido, amilose e amilopectina; reacção com o soluto de Lugol) e cromoplastos (cromoplastos globulares e fibrilhares; xantofilas, carotenos e licopenos). Interconversão plastidial.


Cloroplastos

27 Novembro 2019, 12:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Cloroplastos. Caracterização ultrastrutural dos cloroplastos: invólucro plastidial, estroma e tilacóides (organização dos tilacóides dos grana e do estroma). Permeabilidade das membranas do invólucro plastidial: papel das porinas na elevada permeabilidade da membrana externa e de transportadores específicos na permeabilidade selectiva da membrana interna. Compartimentos cloroplastidiais: espaço intermembranar, lúmen tilacoidal e estroma. Composição química da membrana dos tilacóides: elevada percentagem de glicolípidos com ácidos gordos poli-insaturados. Diferenciação cloroplastidial a partir dos proplastos, a biogénese dos tilacóides e formação da clorofila a partir da protoclorofilida. Formação de etioplastos a partir de proplastos em condições de obscuridade, formação do corpo prolamelar e de clorofilida a partir de protoclorofilida. Diferenciação de cloroplastos a partir de etioplastos, na presença de luz, formação de tilacóides a partir do corpo prolamelar e de clorofila a partir de clorofilida. Divisão dos plastos por bipartição; ocorrência de proteínas idênticas à FtsZ das bactérias na zona da bipartição. O genoma cloroplastidial e os ribossomas cloroplastidiais. Papel do genoma nuclear na codificação de 90-95% das proteínas cloroplastidiais. Mecanismos de importação das proteínas do citosol para o estroma e lúmen tilacoidal. Sequências de sinalização (peptido-trânsito, segmento hidrófobo) para os diversos locais de destino das proteínas cloroplastidiais. Complexos de translocação da membrana externa (Toc), da membrana interna (Tic) e da membrana tilacoidal.


Plastos

27 Novembro 2019, 09:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel

Observação de diferentes tipos de plastos em vegetais superiores. Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme do caule de  Trandescantia sp. Caracterização histoquímica da presença de amido. Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de  Solanum tuberosum. Observação de cromoplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes transversais de  Daucus carota. Observação de cromoplastos e caracterização histoquímica da presença de antocianinas na epiderme do fruto de  Pyracantha sp.


Aula Prática 11

27 Novembro 2019, 09:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo

 

Observação de diferentes tipos de plastos em vegetais superiores.

Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme da página inferior da folha (ou na epiderme do caule) de Trandescantia sp. Caracterização histoquímica da presença de amido.

Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum.

Observação de cromoplastos globulares com xantofilas na epiderme do fruto de Pyracantha sp. E de cromoplastos fibrilhares com carotenos em cortes transversais de Daucus carota. Caracterização histoquímica da presença de amido nos dois materiais.