Sumários

Parede Celular

17 Outubro 2019, 16:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de parede celular. Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp.

Observação de pontuações na epiderme dos caules de Dianthus sp


Parede celular

17 Outubro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp. Observação de pontuações da parede celular na epiderme do caule de Dianthus sp.


Parede Celular

17 Outubro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de parede celular. Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp.

Observação de pontuações na epiderme dos caules de Dianthus sp


Parede celular

16 Outubro 2019, 15:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

A parede celular vegetal: constituição química da parede celular primária. Parede celular secundária. A ocorrência de pontuações devido à não deposição de novos materiais na parede celular secundária. Alterações químicas da parede celular. A lenhificação, nas células do xilema e esclerênquima. A utilização de corante metacromático (azul de toluididna) para diferenciar paredes celulares lenhificadas de paredes celulares celulósicas. A cutinização e deposição de cutícula. A mineralização: calcificação com a formação do cistólito e silicificação. A suberificação nas células da endoderme das raízes. A esporoderme.


As membranas biológicas

16 Outubro 2019, 12:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

As membranas biológicas: função e organização molecular. Papel das membranas na compartimentação celular. Evolução do conhecimento sobre a estrutura das membranas biológicas e modelos estruturais interpretativos. Componentes membranares e suas funções. Lípidos membranares: fosfoglicéridos, esfingolípidos, esteróis. Assimetria membranar: tipos e distribuição assimétrica de fosfolípidos. A fluidez membranar. Movimentação dos fosfolípidos no plano da membrana. Movimentos de flipflop e flipases. Factores que afectam a fluidez membranar: comprimento e grau de insaturação das cadeias de ácidos gordos dos fosfolípidos, temperatura e presença de colesterol. Proteínas membranares. Distribuição de aminoácidos hidrófobos e hidrófilos nas proteínas membranares. Proteínas integrais (transmembranares), periféricas e ancoradas: localização, modo de libertação da membrana, associação a lípidos após libertação da membrana, solubilidade. Proteínas transmembranares multipasse e unipasse. Configuração particular de proteínas transmembranares multipasse que constituem canais polares. Associação de proteínas a “jangadas lipídicas”. Hidratos de carbono membranares associados às proteínas (glicoproteínas) e lípidos (glicolípidos). Função dos hidratos de carbono membranares. Exemplo dos oligossacáridos dos glicolípidos da membrana plasmática dos eritrócitos humanos e a determinação do grupo sanguíneo.