Sumários

Mitose e meiose.

6 Dezembro 2019, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa. Observação de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lillium sp.


Mitocôdrias. Peroxissomas.

6 Dezembro 2019, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Mitocôndrias (cont.). A neuropatia óptica hereditária de Leber como exemplo de patologia associada a anomalias da mitocôndria. Envolvimento da mitocôndrias no envelhecimento celular e na apoptose.

Peroxissomas: Caracterização estrutural. Formação dos peroxisomas a partir do RE e multiplicação após maturação. Sinal direccionador peroxissomal e importação de peroxinas. As diversas funções dos peroxissomas (oxidação de ácidos gordos, síntese de colesterol, de dolicol, de ácidos biliares no fígado e de plasmalogénios, catabolismo das purinas, conversão de aminoácidos em hidratos de carbono). Glioxisomas, via do glioxilato e relação com mitocôndrias. Caracterização e compartimentação da fotorrespiração: cloroplastos, peroxissomas e mitocôndrias. Exemplo de patologias (síndroma de Zellweger) causadas por anomalias nos peroxissomas.


Mitose e meiose.

6 Dezembro 2019, 09:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa. Observação de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lillium sp.


Mitose e meiose

6 Dezembro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa. Observação de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lillium sp.


Mitose e Meiose

5 Dezembro 2019, 16:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa. Observação de figuras de meiose em anteras imaturas.