Sumários

Plastos

25 Novembro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação de diferentes tipos de plastos em vegetais superiores. Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme do caule de  Trandescantia sp. Caracterização histoquímica da presença de amido. Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de  Solanum tuberosum. Observação de cromoplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes transversais de  Daucus carota. Observação de cromoplastos e caracterização histoquímica da presença de antocianinas na epiderme do fruto de  Pyracantha sp.


Plastos

25 Novembro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de diferentes tipos de plastos em vegetais superiores.

Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme do caule de Zebrina sp. Caracterização histoquímica da presença de amido.

Observação de amiloplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum.

Observação de cromoplastos em cortes transversais de Daucus carota e na epiderme do fruto de Pyracantha sp.


Plastos

25 Novembro 2019, 08:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade de plastos em vegetais superiores: classificação dos plastos quanto à cor (cloroplastos, leucoplastos e cromoplastos) e quanto à função (cloroplastos, amiloplastos, cromoplastos). Caracterização de leucoplastos, amiloplastos (grão de amido, hilo e estrias; amido, amilose e amilopectina; reacção com o soluto de Lugol) e cromoplastos (cromoplastos globulares e fibrilhares; xantofilas, carotenos e licopenos). Interconversão plastidial.


Movimentos de ciclose. Cloroplastos.

22 Novembro 2019, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de movimentos de ciclose em Elodea sp. Cloroplastos das algas: observação de pirenóides e caracterização histoquímica de amido em algas verdes filamentosas ( Spirogyra sp. ou Cladophora sp.). Cloroplastos em vegetais superiores: observação de cloroplastos e caracterização histoquímica da presença de amido, observação de druzas e de criptas estomáticas em corte transversal da folha de Nerium oleander.


Adesão e comunicação celulares

22 Novembro 2019, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Adesão e comunicação celulares. Interacções célula-matriz e célula-célula. Ligações estáveis. Junções mediadas pelas integrinas, com ligação aos constituintes da matriz extracelular: adesões focais (com envolvimento de filamentos de actina) e hemidesmossomas (com envolvimento de filamentos intermédios). Junções mediadas por caderinas: junções de aderência (com envolvimento de filamentos de actina) e desmossomas (com envolvimento de filamentos intermédios). Junções oclusivas (claudinas e ocludina), com envolvimento do citosqueleto (filamentos de actina). A importância das junções oclusivas na polaridade funcional das células epiteliais. Junções de hiato (conexinas), sem envolvimento de elementos do citosqueleto. Exemplo das cataratas como patologia associada às junções de hiato. Ligações temporárias através de integrinas, selectinas e imunoglobulinas. O exemplo da interacção leucócitos-células do endotélio no processo de diapedese. Adesão celular nos vegetais. A lamela média. A comunicação entre células. Plasmodesmos: estrutura e função. A formação dos plasmodesmos primários e secundários. A permeabilidade variável nos plasmodesmos.