Sumários

Organização ultraestrutural da célula procariota. Organização básica da célula eucariota. Características básicas das células dos diferentes tipos de tecidos animais e vegetais.

4 Outubro 2019, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Organização ultraestrutural da célula procariota: nucleóide, citoplasma, ribossomas. A membrana plasmática: localização dos componentes moleculares envolvidos na obtenção de energia. A parede celular bacteriana: bactérias Gram+ e Gram-. Composição e estrutura da parede celular bacteriana: peptidoglicanos, ácidos teicoicos nas bactérias Gram+, organização da membrana externa da parede das bactérias Gram- (porinas, antigénios O e lipoproteínas de ligação). A cápsula e a camada S. Estrutura e função dos flagelos (organização do filamento, gancho e corpo basal; flagelina) e dos pilos (reconhecimento e adesão celulares e conjugação bacteriana).

Organização básica da célula eucariota. Organitos como compartimentos para uma maior eficiência funcional. Organismos eucariotas unicelulares coloniais. A especialização celular e a evolução para os organismos multicelulares.
Características básicas das células dos diferentes tipos de tecidos animais (tecido epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular). Características básicas das células dos diferentes tipos de tecidos vegetais (epiderme, tecido vascular e tecido fundamental ou cortical). 


Diversidade celular

4 Outubro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos.


Diversidade celular I

4 Outubro 2019, 09:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos.


Diversidade Celular 1

3 Outubro 2019, 16:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de bactérias do epitélio bucal


Diversidade celular

3 Outubro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos.