Sumários

Microscopia eletrónica de transmissão

12 Dezembro 2019, 16:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação e discussão de imagens de microscopia electrónica de transmissão.


Imagens de MET

12 Dezembro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação, interpretação e discussão de imagens de microscopia electrónica de transmissão. 


Microscopia eletrónica de transmissão

12 Dezembro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação e discussão de imagens de microscopia electrónica de transmissão.


Preparação de amostras biológicas para microscopia eletrónica

11 Dezembro 2019, 15:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Preparação de amostras biológicas para microscopia eletrónica de transmissão. Fixação, desidratação, impregnação, inclusão, seccionamento e contrastação.

Preparação de amostras biológicas para microscopia eletrónica de varrimento. Fixação, desidratação, secagem pelo método do ponto crítico e metalização.


Sinalização celular

11 Dezembro 2019, 12:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Sinalização celular. Tipos de sinalização celular: directa, endócrina, parácrina e autócrina. Tipos de moléculas sinalizadoras: hormonas esteróides (exemplo do estrogénio e da hormona da tiróide e respectivos receptores intracelulares, no citosol ou no núcleo), e neurotransmissores (com receptores nos canais iónicos activados pelo ligando). As hormonas vegetais, as auxinas e o alongamento da parede celular. Receptores na superfície celular. Receptores associados à proteína G (activação da proteína G por alteração conformacional do receptor e transdução do sinal para proteínas intracelulares), receptores cinases da tirosina (com dimerização e fosforilação cruzada nos domínios citosólicos). Vias de transdução de sinal intracelular. O papel do AMP cíclico, a formação pela adenilil ciclase dependente da proteína G, o exemplo da hidrólise do glicogénio via cinase da proteína A, cinase da fosforilase e glicogénio fosforilase, com início na ligação de epinefrina ao receptor membranar e activação da proteína G. A amplificação de sinal intracelular.