Sumários

Microscopia electrónica 1

28 Outubro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

“Princípios de funcionamento de microscopia eletrónica de transmissão e de varrimento.”

A aula prática desta semana foi substituída por uma aula teórico-prática em horário extraordinário, dia 28 de outubro, das 9-10h, sala 2.2.15


Microscopia electrónica

28 Outubro 2019, 08:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo

 

Princípios de funcionamento de microscopia eletrónica de transmissão e de varrimento.

 

Esta aula teórico-prática foi substituída por outras em horário extraordinário:

 

Dia 28, 9-10h, sala 2.2.15

Dia 28, 14-15h:30, sala 2.2.15

 


Parede celular (cutinização, mineralização). Matriz extracelular animal.

25 Outubro 2019, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Caracterização histoquímica da cutícula da folha de Ficus sp. e observação de cistólitos. Matriz extracelular animal. Observação de tecidos animais em preparações definitivas para visualização da matriz extracelular das células constituintes dos diversos tecidos.


Biogénese membranar (proteínas)

25 Outubro 2019, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Biogénese membranar. Síntese de proteínas em ribossomas associados ao RE e em ribossomas livres no citosol. A teoria do péptido-sinal. Translocação co-traducional: sequência sinal, SRP ("signal recognition particle"), receptor da SRP, complexo proteico de translocação (“translocon”), e sinal peptidase. Translocação pós-traducional: complexo proteico receptor (Sec62/63), complexo de translocação, chaperonas citosólicas, BiP (chaperona associada ao Sec63). Inserção na membrana das proteínas unipasse e multipasse. Formação de proteínas ancoradas. Processamento de proteínas após a sua síntese, no RE e no complexo de Golgi. Exemplos da dissulfito isomerase e da insulina. Controlo de qualidade das proteínas no RE: translocação para o citosol, ligação da ubiquitina e degradação no proteassoma.


Parede celular (cutinização, mineralização). Matriz extracelular animal.

25 Outubro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Caracterização histoquímica da cutícula da folha de  Ficus sp. e observação de cistólitos. Matriz extracelular animal. Observação de tecidos animais em preparações definitivas para visualização da matriz extracelular das células constituintes dos diversos tecidos.