Sumários

Mitose e Meiose

5 Dezembro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa. Observação de figuras de meiose em anteras imaturas.


Mitose e meiose

5 Dezembro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa. Observação de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lillium sp.


Núcleo, mitose e meiose.

4 Dezembro 2019, 15:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel

Núcleo e ciclo celular: Mitose e meiose.


Mitocôndrias

4 Dezembro 2019, 12:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Mitocôndrias: caracterização ultrastrutural e bioquímica. O invólucro mitocondrial: membrana externa e membrana interna. Permeabilidade da membrana externa e a presença de porinas. Aumento da superfície da membrana interna como consequência da formação das cristas mitocondriais. Significado da elevada percentagem de proteínas (>70%), ao nível da membrana interna, nos mecanismos de fosforilação oxidativa e de transporte de metabolitos para a matriz mitocondrial. A cardiolipina: fosfolípido invulgar da membrana interna da mitocôndria. O genoma mitocondrial (codificação de 5-10% das proteínas mitocondriais). Importação de proteínas para o interior das mitocôndrias: a presença da pré-sequência nas proteínas destinadas à mitocôndria, complexos de translocação da membrana externa (Tom) e da membrana interna (Tim, Oxa1), chaperonas e chaperoninas mitocondriais e processamento das proteínas no interior da mitocôndria. Fosforilação oxidativa: papel dos complexos proteicos, localizados na membrana interna, no transporte de electrões do NADH e FADH 2 para o oxigénio, e na criação de um gradiente de protões entre a matriz e o espaço intermembranar. Cadeia transportadora de electrões (na membrana interna), e síntese de ATP na fosforilação oxidativa. Mecanismo de produção de ATP nas ATPsintetases, translocação dos protões do espaço intermembranar para a matriz mitocondrial, acoplada a síntese de ATP.


Núcleo, mitose e meiose

4 Dezembro 2019, 09:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel

Observação de células com núcleos interfásicos e células com núcleos em diferentes fases de mitose, em ápices radiculares de Allium cepa

Observação de células com núcleos em diferentes fases de meiose em preparações definitivas de anteras de Lilium sp.