Sumários

Movimentos de ciclose. Cloroplastos.

20 Novembro 2019, 15:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Os movimentos de ciclose. Diversidade estrutural dos cloroplastos: os cloroplastos das algas e a presença de pirenóides; os cloroplastos nas plantas superiores.


O citosqueleto (microtúbulos)

20 Novembro 2019, 12:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

O citosqueleto. Microtúbulos: constituição e formação. As tubulinas, a polaridade dos microtúbulos, instabilidade dinâmica, as MAPs. Os centros organizadores de microtúbulos (MTOCs). O centrossoma: centríolos e material pericentriolar. A γ-tubulina como iniciadora da formação de microtúbulos. Funções motoras dos microtúbulos: proteínas motoras (dineínas e cinesinas) no transporte intracelular de vesículas e organitos. Cílios e flagelos: o axonema (estrutura 9+2), mecanismo de batimento. Estrutura do corpo basal. Organização dos microtúbulos durante a mitose, formação do fuso mitótico, afastamento dos pólos do fuso mitótico por deslizamento dos microtúbulos polares, interacção dos microtúbulos do cinetocoro com proteínas motoras na ascensão dos cromossomas durante a anafase.


Movimentos de ciclose. Cloroplastos

20 Novembro 2019, 09:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel

Observação de movimentos de ciclose em  Elodea sp. Cloroplastos das algas: observação de pirenóides e caracterização histoquímica de amido em algas verdes filamentosas (  Spirogyra sp. ou  Cladophora sp.). Cloroplastos em vegetais superiores: observação de cloroplastos e caracterização histoquímica da presença de amido, observação de druzas e de criptas estomáticas em corte transversal da folha de  Nerium oleander.


Aula Prática 10

20 Novembro 2019, 09:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo

 

Movimentos de ciclose em Elodea sp.

Cloroplastos das algas: observação de pirenóides e caracterização histoquímica de amido em cloroplastos de uma alga verde filamentosa (Spirogyra sp., Cladophora sp. ou Mougeotia sp.).

Cloroplastos em vegetais superiores: observação de cloroplastos e caracterização histoquímica da presença de amido em corte transversal da folha de Nerium oelander.


Ciclose e cloroplastos

19 Novembro 2019, 16:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Movimentos de ciclose em Elodea sp.

Cloroplastos das algas: observação de pirenóides e caracterização histoquímica de amido em Spirogyra sp.

Observação de cloroplastos nos vegetais superiores. Corte transversal da folha de Nerium olleander: observação de parênquima em paliçada, lacunoso, drusas e criptas estomáticas.