Sumários

Diversidade celular

30 Setembro 2019, 09:00 Ricardo Melo

Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos.


Diversidade Celular 1

30 Setembro 2019, 09:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Observação de bactérias do epitélio bucal


Introdução à diversidade celular: células procarióticas

30 Setembro 2019, 08:00 Ricardo Melo

Introdução à diversidade celular. Cronologia da vida celular na Terra. Tipos celulares procarióticos e eucariótico. Principais características das células procarióticas. Woese e os três domínios celulares da vida.


O microscópio óptico

27 Setembro 2019, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Como utilizar o microscópio óptico. Alinhamento do microscópio óptico (iluminação de Köhler). A elaboração de relatório com esquema legendado e descrição da observação realizada. Observação da epiderme da página inferior da folha de Kalanchoe sp.


Biomoléculas: ácidos nucleicos e nucleoproteínas. A síntese proteica.

27 Setembro 2019, 11:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

As macromoléculas biológicas (cont): Ácidos nucleicos e nucleoproteínas. O nucleótido. A associação de proteínas básicas (histonas e protaminas) e DNA na formação da cromatina. Estrutura do nucleossoma. Da transcrição do DNA para mRNA até à síntese de proteínas nos ribossomas. Mecanismo de transcrição do DNA em mRNA. Processamento do pré-mRNA ("spliceossomas"). As etapas de tradução do mRNA nos ribossomas. Diferentes tipos de RNA (mRNA, tRNA, rRNA). Mecanismo da síntese proteica nos ribossomas e processamento pós-síntese.