Sumários

Aprendizado e Memória IV

29 Maio 2024, 17:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Aprendizado e Memória IV - Conteúdo:

ONDE OCORRE O APRENDIZADO E ONDE A MEMÓRIA É GUARDADA NO SISTEMA NERVOSO? Em roedores, o aprendizado espacial e a memória requerem o hipocampo Manipulações que alteram o LTP hipocampal também alteram a memória espacial. Contribuição do neocórtex para o armazenamento a longo-prazo da memória explícita Papel do hipocampo e do córtex Hipótese da consolidação dos sistemas Ondulações “Sharp-wave ripples (SWRs)” Consolidação da memória durante o repouso e/ou sono Reativação da memória Papel da amígdala no condicionamento do medo Amígdala – memória do medo Hipocampo – memória do contexto espacial Circuitos da amígdala durante o condicionamento olfativo do medo Limitações dos estudos de lesões da amígdala Plasticidade durante a reativação da memória e estratégias para alteração da memória Papel da dopamina no aprendizado baseado em recompensa Lei do efeito no contexto do condicionamento operante Experimentos de auto-estimulação Recordar gânglios basais e circuitos dopaminérgicos Tonicidade e fase nos neurónios dopaminérgicos Erro na previsão da recompensa e aprendizado por reenforço Como as experiências iniciais deixam traços de uma memória de longa-duração que pode facilitar o aprendizado num segundo momento Recordar plasticidade na adaptabilidade aos prismas ópticos na coruja do celeiro e os efeitos da idade e aprendizado prévio Mecanismos anatómicos do ajuste do mapa auditório em corujas do celeiro


PL12 - Neurodegeneração e Envelhecimento IV e Sistema Nervoso Vertebrado II (QUIZ)

29 Maio 2024, 14:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Esta aula começou com um quiz de 20 perguntas sobre lâminas de cortes do sistema nervoso vertebrado (nervo periférico, gânglio da raiz dorsal, medula espinal, cerebelo e córtex cerebral). Em seguida os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas controlo e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 32 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay". Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio. Os dados foram juntados com os dados obtidos nas outras PLs (4, 11, 18, 25 dias), e os resultados obtidos foram discutidos em sala de aula. As vantagens e limitações do modelo de doença de Parkinson em Drosophila foram discutidas. Foi feita uma exposição e discussão sobre o envelhecimento do sistema nervoso em Drosophila e humano. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração do aluno William Jandi, BSc, como monitor na realização da prática.


PL12 - Neurodegeneração e Envelhecimento IV e Sistema Nervoso Vertebrado II (QUIZ)

28 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Esta aula começou com um quiz de 20 perguntas sobre lâminas de cortes do sistema nervoso vertebrado (nervo periférico, gânglio da raiz dorsal, medula espinal, cerebelo e córtex cerebral). Em seguida os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas controlo e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 32 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay". Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio. Os dados foram juntados com os dados obtidos nas outras PLs (4, 11, 18, 25 dias), e os resultados obtidos foram discutidos em sala de aula. As vantagens e limitações do modelo de doença de Parkinson em Drosophila foram discutidas. Foi feita uma exposição e discussão sobre o envelhecimento do sistema nervoso em Drosophila e humano. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%).


PL12 - Neurodegeneração e Envelhecimento IV e Sistema Nervoso Vertebrado II (QUIZ)

27 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Esta aula começou com um quiz de 20 perguntas sobre lâminas de cortes do sistema nervoso vertebrado (nervo periférico, gânglio da raiz dorsal, medula espinal, cerebelo e córtex cerebral). Em seguida os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas controlo e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 32 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay". Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio. Os dados foram juntados com os dados obtidos nas outras PLs (4, 11, 18, 25 dias), e os resultados obtidos foram discutidos em sala de aula. As vantagens e limitações do modelo de doença de Parkinson em Drosophila foram discutidas. Foi feita uma exposição e discussão sobre o envelhecimento do sistema nervoso em Drosophila e humano. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%).


Aprendizado e Memória III

27 Maio 2024, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Aprendizado e Memória III - CONTEÚDO: Células pós-sinápticas podem produzir mensageiros retrógrados para regular a libertação de neurotrasmissores pelas suas parceiras pré-sinápticas (endocanabinoides) Mudanças de longo-prazo nas forças das conexões sinápticas envolvem a formação de novas sinapses RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E PLASTICIDADE SINÁPTICA Animais exibem muitas formas de aprendizado Condicionamento clássico (Pavloviano) e operante - definições e exemplos Aprendizado cognitivo em abelhas Habituação e sensitização em Aplysia são mediados por mudanças na força sináptica Ambas memórias a curto- e longo-prazo em Aplysia envolvem sinalização de cAMP Condicionamento olfativo em Drosophila requer sinalização de cAMP Genética da memória em Drosophila - genes Rutabaga e Dunce Modificações na matriz de peso sináptico do mushroom body da Drosophila durante o condicionamento olfativo Mushroom body - sistemas dopaminérgicos de aversão e atração Mecanismos de associação no condicionamento.