Sumários

Sistemas Regulatorios IV e Aprendizado e Memoria I

15 Maio 2024, 17:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Sistemas Regulatorios IV- Conteúdo: Sono - definição, fases, ondas, características das fases e suas funções, e doenças associadas às fases do sono. Regulação do ciclo do vigília x sono por sistemas de neurotransmissores e neuropeptideos Sistema de ativação reticular ascendente - Sistema ascendente da vigília Narcolepsia - genética e sistema hipocretina/orexina Como a alteração da excitabilidade neuronal nos centros reguladores do sono afeta a quantidade do sono .- Genética do sono - em Drosophila e ratinhos (genes Shaker, Hyperkinetic e Dreamless) Experimentos chave que revelam a importância do sono em ratinhos e discussão sobre a importância do sono.

Aprendizado e Memória - O que é a memória e como ela é adquirida pelo aprendizado - Memória explícita, implícita, de curto- ou longo-prazo: insights de pacientes amnésicos Paciente H.M. Bases anatómicas da memória  - Definições e tipos de memória.

Neurodegeneração IV e Controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento I

15 Maio 2024, 14:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Esta aula teve duas partes: Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 9 (Neurodegeneração III), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte foi introduzido o controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento na Drosophila com ênfase nas hormonas esteróides e sistemas neuropeptídicos (PTTH e peptídeos parecidos com a insulina (ilps)). Foi descrito o papel destes peptideos em vertebrados e invertebrados. A aula centrou-se na via da relaxina (uma subfamilia dos ilps conservada entre vertebrados e invertebrados), com papel critico na regulação do desenvolvimento e comportamento. Os alunos preparam puparia de moscas controlos e moscas onde um recetor de uma relaxina de Drosophila (Dilp8), o recetor Lgr3, ortólogo dos recetores humanos RXFP1/2, foi removido do sistema nervoso através da expressão de RNA de interferência (57C10>Lgr3-IR). Os alunos mediram o Aspect Ratio desses puparia e fizeram gráficos e análises estatísticas dos resultados. Por fim, foi feita uma explicação do programa motor do comportamento de purariação e os alunos tiveram que pensar e explicar qual etapa deste comportamento complexo estava afetada nos animais 57C10>Lgr3-IR para explicar a diferença no Aspect Ratio entre esses animais e seus controlos.  Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da o William Jandi como monitor na realização da prática.

Neurodegeneração IV e Controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento I

14 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Esta aula teve duas partes: Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 9 (Neurodegeneração III), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte foi introduzido o controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento na Drosophila com ênfase nas hormonas esteróides e sistemas neuropeptídicos (PTTH e peptídeos parecidos com a insulina (ilps)). Foi descrito o papel destes peptideos em vertebrados e invertebrados. A aula centrou-se na via da relaxina (uma subfamilia dos ilps conservada entre vertebrados e invertebrados), com papel critico na regulação do desenvolvimento e comportamento. Os alunos preparam puparia de moscas controlos e moscas onde um recetor de uma relaxina de Drosophila (Dilp8), o recetor Lgr3, ortólogo dos recetores humanos RXFP1/2, foi removido do sistema nervoso através da expressão de RNA de interferência (57C10>Lgr3-IR). Os alunos mediram o Aspect Ratio desses puparia e fizeram gráficos e análises estatísticas dos resultados. Por fim, foi feita uma explicação do programa motor do comportamento de purariação e os alunos tiveram que pensar e explicar qual etapa deste comportamento complexo estava afetada nos animais 57C10>Lgr3-IR para explicar a diferença no Aspect Ratio entre esses animais e seus controlos.  Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da mestre Mafalda Gualdino como monitora na realização da prática.

Neurodegeneração IV e Controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento I

13 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Esta aula teve duas partes: Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 9 (Neurodegeneração III), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte foi introduzido o controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento na Drosophila com ênfase nas hormonas esteróides e sistemas neuropeptídicos (PTTH e peptídeos parecidos com a insulina (ilps)). Foi descrito o papel destes peptideos em vertebrados e invertebrados. A aula centrou-se na via da relaxina (uma subfamilia dos ilps conservada entre vertebrados e invertebrados), com papel critico na regulação do desenvolvimento e comportamento. Os alunos preparam puparia de moscas controlos e moscas onde um recetor de uma relaxina de Drosophila (Dilp8), o recetor Lgr3, ortólogo dos recetores humanos RXFP1/2, foi removido do sistema nervoso através da expressão de RNA de interferência (57C10>Lgr3-IR). Os alunos mediram o Aspect Ratio desses puparia e fizeram gráficos e análises estatísticas dos resultados. Por fim, foi feita uma explicação do programa motor do comportamento de purariação e os alunos tiveram que pensar e explicar qual etapa deste comportamento complexo estava afetada nos animais 57C10>Lgr3-IR para explicar a diferença no Aspect Ratio entre esses animais e seus controlos.  Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.

Sistemas Regulatórios III

13 Maio 2024, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Sistemas Regulatórios III Conteúdo: - Padrão de expressão do recetor da leptina no núcleo arqueado do hipotálamo - Neurónios POMC e neurónios AgRP do núcleo arqueado são importantes mediadores da alimentação - Neuropeptideos do sistema POMC e AgRP e suas funções anorexigénicas e orexigénicas - Antecipação da alimentação por neurónios do núcleo arqueado - Respostas de antecipação, repostas rápidas e respostas lentas no comportamento alimentar - Regulação do comportamento alimentar por múltiplas populações neuronais distribuídas por múltiplas regiões do cérebro (populações com função antagonista e vias paralelas e redundantes) - Regulação da hidratação - Neuroanatomia do sistema neuronal que controla a resposta à desidratação - Lamina terminalis - Vias neuronais da resposta à desidratação - inputs e outputs da via da resposta à desidratação - Respostas de antecipação, repostas rápidas e respostas lentas no control da ingestão de água - Componentes motivacionais da sede e fome - Teorias da redução do impulso e saliência motivacional - Experimentos demonstrando complexidade na resposta motivacional da sede e fome - Papel da neurogenética e optogenética na elucidação dos circuitos que regulam a motivação da sede e fome - Condicionamento operante e passivo - Introdução ao ciclo circadiano - Identificação do componente genético do ciclo circadiano em Drosophila e ratinhos. Ritmos circadianos Genética dos ritmos circadianos em Drosophila e ratinhos Mecanismo molecular do ciclo circadiano: ciclo de retroalimentação transcricional auto-inibitório conservado em invertebrados e vertebrados Entrainement (Arrasto) - Neurónios pacemaker no núcleo supraquiasmático Inputs e outputs do núcleo supraquiasmático.