Sumários

PL12 - Neurodegeneração e Envelhecimento IV e Sistema Nervoso Vertebrado II (QUIZ)

27 Maio 2024, 12:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Esta aula começou com um quiz de 20 perguntas sobre lâminas de cortes do sistema nervoso vertebrado (nervo periférico, gânglio da raiz dorsal, medula espinal, cerebelo e córtex cerebral). Em seguida os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas controlo e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 32 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay". Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio. Os dados foram juntados com os dados obtidos nas outras PLs (4, 11, 18, 25 dias), e os resultados obtidos foram discutidos em sala de aula. As vantagens e limitações do modelo de doença de Parkinson em Drosophila foram discutidas. Foi feita uma exposição e discussão sobre o envelhecimento do sistema nervoso em Drosophila e humano. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.


Aprendizado e Memoria II

22 Maio 2024, 17:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Aprendizado e Memoria II - Conteúdo: Base celular da memória Hipótese I: a memória é guardada como forças das conexões sinápticas em ciruitos neuronais O hipocampo e seus circuitos Hipótese II: o aprendizado modifica as forças das conexões sináptica - Recordação da regra de Hebb e plasticidade sináptica. Tipos de aprendizado (supervisionado, não-supervisionado, reenforço). Outros mecanismos de bases de memória. Mecanismos de plasticidade sináptica. A potenciação de longa duração (LTP). LTP: especificidade de input, cooperatividade e associatividade. O recetor NMDA é um detetor de coincidência para a indução de LTP. O recrutamento de recetores AMPA para a superfície pós-sináptica é um dos principais mecanimsos de expressão de LTP. A auto-fosforilação de CaMKII cria uma memória molecular que conecta a indução e a expressão de LTP. A depressão de longa duração (LTD) enfraquece a eficiência sináptica. Como a plasticidade sináptica é adquirida?: A “plasticidade dependente do timing do potencial de ação” pode ajustar a eficiência sináptica bidirecionalmente. A plasticidade homeostática ajusta as forças sinápticas de acordo com a atividade.


Controlo neuroendócrino do comportamento II e Sistema Nervoso Vertebrado.

22 Maio 2024, 14:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Controlo neuroendócrino do comportamento II e Sistema Nervoso Vertebrado.

 

Esta PL consistiu em duas partes. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração do aluno William Jandi como monitor na realização da prática.

 

Parte 1: Elaboração de modelo do circuito neuronal do comportamento de expulsão de cola em Drosophila:

Na primeira foi introduzido a descoberta do papel do neuropeptido Myoinhibiting peptide (Mip) e seu receptor Sex Peptide Receptor (SPR) no comportamento inato de expulsão e espalhamento da cola do puparium da Drosophila (glue expulsion and spreading behavior (GSB)). Foi explicado o conceito de neuromoduladores, neurónios descendentes e ascendentes, neurónios comando, e definido os neurónios onde o Mip e o SPR atuam neste comportamento (neurónios descententes Mip+ e interneurónios SPR+, respectivamente). Foi recordado o papel dos neurónios motores na execução de contrações musculares.

  

O protocolo da aula foi o seguinte: 

 

Os alunos obtiveram o seguinte video:

https://www.biorxiv.org/content/biorxiv/early/2024/04/29/2024.04.27.591209/DC2/embed/media-2.mp4?download=true

O vídeo contém 2 larvas controlo (Mip+/+) e 2 de larvas mutantes Mip(-/-), que não expressam o gene codificante do neuropeptídeo Myoinhibiting peptide (Mip), a realizar o “glue expulsion and spreading behavior” (GSB). O neuropeptídeo Mip e seu receptor Sex Peptide Receptor (SPR) são necessários para a execução correta deste comportamento complexo (Fernandez-Acosta et al., bioRxiv, 2024). No vídeo, as larvas de ambos genótipos expressam o gene reporter de cálcio GCaMP6 nos músculos através do sistema binário LexA-LexAop de bactérias. O LexA é expresso em músculos através do enhancer do gene Mhc (Myosin heavy chainMhc-LexA) e uma construção LexAop-GCaMP6. LexAop é o “LexA operator”. O genótipo de um sistema binário LexA-LexAop pode ser representado com “>>”, i.e., Mhc>>GCaMP6, para diferenciá-lo do GAL4-UAS (que utiliza um “>”).  

Para cada larva, os alunos contaram quantos movimentos peristálticos para trás (“backward peristasis”) ocorrem e a distância (em % do comprimento total da larva; 0 = limite anterior, 100 = limite posterior) que cada movimento peristáltico para trás percorre (com auxílio de uma régua).

Os alunos discutiram os dados e responderam o relatório que consistia em preencher uma tabela e elaborar um modelo com esquema(s) que explique a atuação dos MipDNs e do Mip na regulação do comportamento de GSB das larvas de Drosophila, com enfoque nas contrações peristálticas “backwards”. Foi recordado que o recetor de Mip, o SPR, é necessário em interneurónios da corda nervosa ventral que não são neurónios motores. Os alunos deviam incluir no seu modelo os neurónios MipDNs, o neuropeptídeo Mip, os interneurónios SPR+, os neurónios motores, e os músculos longitudinais.

 

Parte 2: Análise histológica do sistema nervoso de vertebrados:

A segunda parte consistiu na análise de lâminas histológicas de sistema nervoso de ratinho. Primeiro foi feita uma exposição sobre os cortes e as estruturas a observar. Os alunos observaram as preparações abaixo (coradas com H&E ou prata) e fizeram esquemas dos tecidos conforme o protocolo abaixo. 

 

Lâmina 1: Nervo Periférico

Observe o corte longitudinal e transversal.

No corte longitudinal: desenhe apontando os elementos: epinerium, perineurium, endoneurium, núcleos da célula de Schwann, neurilema, incisuras de Schmidt-Lanterman (SLIs). axónio, nó (ou nódulo) de Ranvier.

No corte transversal: desenhe apontando os elementos: epinerium, perineurium, endoneurium, núcleo da célula de Schwann, neurilema, axónio.

Lâmina 2: Gânglio da raiz dorsal

Localize os corpos celulares dos neurónios ganglionares sensoriais pseudounipolares. Localize os axónios destes neurónios.

Desenhe apontando os elementos: corpos celulares dos neurónios ganglionares, núcleos dos neurónios ganglionares, células satélites. Diferencie morfologicamente os corpos celulares dos neurónios ganglionares nocicetivos e não-nocicetivos.

Lâmina 3: Medula espinal

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, raiz dorsal, matéria cinzenta, matéria branca, fissura medial, canal central, células ependimais/ependimárias, corno dorsal (posterior), corno ventral (anterior), corno lateral, corpos celulares dos neurónios motores (neurónios multipolares), corpos celulares dos interneurónios da via sensorial, corpos celulares dos neurónios do sistema nervoso autónomo (pré-ganglionar).

Curiosidade: onde estariam os núcleos dos interneurónios do núcleo dosal de Clarke que transmitem a informação propriocetiva da região do tronco para o cerebelo?

Lâmina 4a: Cerebelo

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, camada molecular, camada granulosa, corpos celulares das células de Purkinje, matéria branca. Indique onde estão as células “basket” (células em cesto) e seus axónios.

Inclua no esquema o axónio e os dendritos das células de Purkinje. Inclua no desenho os o axónio e os dendritos das células granulosas.

 

Lâmina 4b: Córtex cerebral (neocórtex)

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, camada I do neocortex, outras camadas do neocórtex (II-VI), corpos celulares das células piramidais, corpos celulares dos oligodendrócitos, corpo celulares dos astrócitos.

Em qual camada da meninge estão as veias e artérias?



Controlo neuroendócrino do comportamento II e Sistema Nervoso Vertebrado

21 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Controlo neuroendócrino do comportamento II e Sistema Nervoso Vertebrado.

 

Esta PL consistiu em duas partes. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da mestre Mafalda Gualdino como monitora na realização da prática.

 

Parte 1: Elaboração de modelo do circuito neuronal do comportamento de expulsão de cola em Drosophila:

Na primeira foi introduzido a descoberta do papel do neuropeptido Myoinhibiting peptide (Mip) e seu receptor Sex Peptide Receptor (SPR) no comportamento inato de expulsão e espalhamento da cola do puparium da Drosophila (glue expulsion and spreading behavior (GSB)). Foi explicado o conceito de neuromoduladores, neurónios descendentes e ascendentes, neurónios comando, e definido os neurónios onde o Mip e o SPR atuam neste comportamento (neurónios descententes Mip+ e interneurónios SPR+, respectivamente). Foi recordado o papel dos neurónios motores na execução de contrações musculares.

  

O protocolo da aula foi o seguinte: 

 

Os alunos obtiveram o seguinte video:

https://www.biorxiv.org/content/biorxiv/early/2024/04/29/2024.04.27.591209/DC2/embed/media-2.mp4?download=true

O vídeo contém 2 larvas controlo (Mip+/+) e 2 de larvas mutantes Mip(-/-), que não expressam o gene codificante do neuropeptídeo Myoinhibiting peptide (Mip), a realizar o “glue expulsion and spreading behavior” (GSB). O neuropeptídeo Mip e seu receptor Sex Peptide Receptor (SPR) são necessários para a execução correta deste comportamento complexo (Fernandez-Acosta et al., bioRxiv, 2024). No vídeo, as larvas de ambos genótipos expressam o gene reporter de cálcio GCaMP6 nos músculos através do sistema binário LexA-LexAop de bactérias. O LexA é expresso em músculos através do enhancer do gene Mhc (Myosin heavy chainMhc-LexA) e uma construção LexAop-GCaMP6. LexAop é o “LexA operator”. O genótipo de um sistema binário LexA-LexAop pode ser representado com “>>”, i.e., Mhc>>GCaMP6, para diferenciá-lo do GAL4-UAS (que utiliza um “>”).  

Para cada larva, os alunos contaram quantos movimentos peristálticos para trás (“backward peristasis”) ocorrem e a distância (em % do comprimento total da larva; 0 = limite anterior, 100 = limite posterior) que cada movimento peristáltico para trás percorre (com auxílio de uma régua).

Os alunos discutiram os dados e responderam o relatório que consistia em preencher uma tabela e elaborar um modelo com esquema(s) que explique a atuação dos MipDNs e do Mip na regulação do comportamento de GSB das larvas de Drosophila, com enfoque nas contrações peristálticas “backwards”. Foi recordado que o recetor de Mip, o SPR, é necessário em interneurónios da corda nervosa ventral que não são neurónios motores. Os alunos deviam incluir no seu modelo os neurónios MipDNs, o neuropeptídeo Mip, os interneurónios SPR+, os neurónios motores, e os músculos longitudinais.

 

Parte 2: Análise histológica do sistema nervoso de vertebrados:

A segunda parte consistiu na análise de lâminas histológicas de sistema nervoso de ratinho. Primeiro foi feita uma exposição sobre os cortes e as estruturas a observar. Os alunos observaram as preparações abaixo (coradas com H&E ou prata) e fizeram esquemas dos tecidos conforme o protocolo abaixo. 

 

Lâmina 1: Nervo Periférico

Observe o corte longitudinal e transversal.

No corte longitudinal: desenhe apontando os elementos: epinerium, perineurium, endoneurium, núcleos da célula de Schwann, neurilema, incisuras de Schmidt-Lanterman (SLIs). axónio, nó (ou nódulo) de Ranvier.

No corte transversal: desenhe apontando os elementos: epinerium, perineurium, endoneurium, núcleo da célula de Schwann, neurilema, axónio.

Lâmina 2: Gânglio da raiz dorsal

Localize os corpos celulares dos neurónios ganglionares sensoriais pseudounipolares. Localize os axónios destes neurónios.

Desenhe apontando os elementos: corpos celulares dos neurónios ganglionares, núcleos dos neurónios ganglionares, células satélites. Diferencie morfologicamente os corpos celulares dos neurónios ganglionares nocicetivos e não-nocicetivos.

Lâmina 3: Medula espinal

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, raiz dorsal, matéria cinzenta, matéria branca, fissura medial, canal central, células ependimais/ependimárias, corno dorsal (posterior), corno ventral (anterior), corno lateral, corpos celulares dos neurónios motores (neurónios multipolares), corpos celulares dos interneurónios da via sensorial, corpos celulares dos neurónios do sistema nervoso autónomo (pré-ganglionar).

Curiosidade: onde estariam os núcleos dos interneurónios do núcleo dosal de Clarke que transmitem a informação propriocetiva da região do tronco para o cerebelo?

Lâmina 4a: Cerebelo

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, camada molecular, camada granulosa, corpos celulares das células de Purkinje, matéria branca. Indique onde estão as células “basket” (células em cesto) e seus axónios.

Inclua no esquema o axónio e os dendritos das células de Purkinje. Inclua no desenho os o axónio e os dendritos das células granulosas.

 

Lâmina 4b: Córtex cerebral (neocórtex)

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, camada I do neocortex, outras camadas do neocórtex (II-VI), corpos celulares das células piramidais, corpos celulares dos oligodendrócitos, corpo celulares dos astrócitos.

Em qual camada da meninge estão as veias e artérias?



Controlo neuroendócrino do comportamento II e Sistema Nervoso Vertebrado

20 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Controlo neuroendócrino do comportamento II e Sistema Nervoso Vertebrado.

 

Esta PL consistiu em duas partes. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.

 

Parte 1: Elaboração de modelo do circuito neuronal do comportamento de expulsão de cola em Drosophila:

Na primeira foi introduzido a descoberta do papel do neuropeptido Myoinhibiting peptide (Mip) e seu receptor Sex Peptide Receptor (SPR) no comportamento inato de expulsão e espalhamento da cola do puparium da Drosophila (glue expulsion and spreading behavior (GSB)). Foi explicado o conceito de neuromoduladores, neurónios descendentes e ascendentes, neurónios comando, e definido os neurónios onde o Mip e o SPR atuam neste comportamento (neurónios descententes Mip+ e interneurónios SPR+, respectivamente). Foi recordado o papel dos neurónios motores na execução de contrações musculares.

  

O protocolo da aula foi o seguinte: 

 

Os alunos obtiveram o seguinte video:

https://www.biorxiv.org/content/biorxiv/early/2024/04/29/2024.04.27.591209/DC2/embed/media-2.mp4?download=true

O vídeo contém 2 larvas controlo (Mip+/+) e 2 de larvas mutantes Mip(-/-), que não expressam o gene codificante do neuropeptídeo Myoinhibiting peptide (Mip), a realizar o “glue expulsion and spreading behavior” (GSB). O neuropeptídeo Mip e seu receptor Sex Peptide Receptor (SPR) são necessários para a execução correta deste comportamento complexo (Fernandez-Acosta et al., bioRxiv, 2024). No vídeo, as larvas de ambos genótipos expressam o gene reporter de cálcio GCaMP6 nos músculos através do sistema binário LexA-LexAop de bactérias. O LexA é expresso em músculos através do enhancer do gene Mhc (Myosin heavy chainMhc-LexA) e uma construção LexAop-GCaMP6. LexAop é o “LexA operator”. O genótipo de um sistema binário LexA-LexAop pode ser representado com “>>”, i.e., Mhc>>GCaMP6, para diferenciá-lo do GAL4-UAS (que utiliza um “>”).  

Para cada larva, os alunos contaram quantos movimentos peristálticos para trás (“backward peristasis”) ocorrem e a distância (em % do comprimento total da larva; 0 = limite anterior, 100 = limite posterior) que cada movimento peristáltico para trás percorre (com auxílio de uma régua).

Os alunos discutiram os dados e responderam o relatório que consistia em preencher uma tabela e elaborar um modelo com esquema(s) que explique a atuação dos MipDNs e do Mip na regulação do comportamento de GSB das larvas de Drosophila, com enfoque nas contrações peristálticas “backwards”. Foi recordado que o recetor de Mip, o SPR, é necessário em interneurónios da corda nervosa ventral que não são neurónios motores. Os alunos deviam incluir no seu modelo os neurónios MipDNs, o neuropeptídeo Mip, os interneurónios SPR+, os neurónios motores, e os músculos longitudinais.

 

Parte 2: Análise histológica do sistema nervoso de vertebrados:

A segunda parte consistiu na análise de lâminas histológicas de sistema nervoso de ratinho. Primeiro foi feita uma exposição sobre os cortes e as estruturas a observar. Os alunos observaram as preparações abaixo (coradas com H&E ou prata) e fizeram esquemas dos tecidos conforme o protocolo abaixo. 

 

Lâmina 1: Nervo Periférico

Observe o corte longitudinal e transversal.

No corte longitudinal: desenhe apontando os elementos: epinerium, perineurium, endoneurium, núcleos da célula de Schwann, neurilema, incisuras de Schmidt-Lanterman (SLIs). axónio, nó (ou nódulo) de Ranvier.

No corte transversal: desenhe apontando os elementos: epinerium, perineurium, endoneurium, núcleo da célula de Schwann, neurilema, axónio.

Lâmina 2: Gânglio da raiz dorsal

Localize os corpos celulares dos neurónios ganglionares sensoriais pseudounipolares. Localize os axónios destes neurónios.

Desenhe apontando os elementos: corpos celulares dos neurónios ganglionares, núcleos dos neurónios ganglionares, células satélites. Diferencie morfologicamente os corpos celulares dos neurónios ganglionares nocicetivos e não-nocicetivos.

Lâmina 3: Medula espinal

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, raiz dorsal, matéria cinzenta, matéria branca, fissura medial, canal central, células ependimais/ependimárias, corno dorsal (posterior), corno ventral (anterior), corno lateral, corpos celulares dos neurónios motores (neurónios multipolares), corpos celulares dos interneurónios da via sensorial, corpos celulares dos neurónios do sistema nervoso autónomo (pré-ganglionar).

Curiosidade: onde estariam os núcleos dos interneurónios do núcleo dosal de Clarke que transmitem a informação propriocetiva da região do tronco para o cerebelo?

Lâmina 4a: Cerebelo

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, camada molecular, camada granulosa, corpos celulares das células de Purkinje, matéria branca. Indique onde estão as células “basket” (células em cesto) e seus axónios.

Inclua no esquema o axónio e os dendritos das células de Purkinje. Inclua no desenho os o axónio e os dendritos das células granulosas.

 

Lâmina 4b: Córtex cerebral (neocórtex)

Desenhe apontando os elementos: pia-máter, aracnoide, dura-máter, camada I do neocortex, outras camadas do neocórtex (II-VI), corpos celulares das células piramidais, corpos celulares dos oligodendrócitos, corpo celulares dos astrócitos.

Em qual camada da meninge estão as veias e artérias?