Sumários
Visao IV
25 Março 2024, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Arquitetura funcional das áreas retinotópicas no córtex - Camadas do córtex, colunas de orientação e colunas de dominância ocular - Diferenças entre primatas e outros vertebrados na organização do córtex visual - Vias preferenciais da fototransdução no córtex visual V1 (vias feedforward e feedback) - Similaridades entre a organização geral do fluxo informacional no córtex visual e somatosensorial (conceitos gerais) - Processamento paralelo da informação visual pelas vias dorsais e ventrais - Função e propriedades das vias dorsais e ventrais, e suas associações com as vias parvo e magno-celulares - Campo ocular frontal, atenção visual e integração das vias visuais dorsais e ventrais - Deteção visual de objetos e faces
Função Neuronal
25 Março 2024, 12:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula foi feita uma introdução à transmissão sináptica e o papel da proteína Dinamina neste processo. Foi introduzido o gene shibire de Drosophila e a mutação sensível à temperatura shibire[ts1]. A aula consistiu em observar o comportamento locomotor de animais que expressam shibire[ts1] em células específicas do sistema nervoso quando expostos à uma temperatura >29C. Isso foi feito utilizando animais F1 de cruzamentos entre fêmeas UAS-shibire[ts1] e machos dos stocks GAL4 que os alunos já conheciam das aulas anteriores: ChAT, repo, VGlut e ppk. Adicionalmente foi incluído a linha controlo w[1118] cruzado com UAS-shibire[ts1] que não deveria apresentar nenhuma resposta. Os alunos observaram quais genotipos tinham animais paralizados após 5 min à >29C e registravam a proporção de animais paralizados, bem como recuperados após 10 min à temperatura ambiente numa tabela. Foi feita a síntese de todos os grupos no final da aula seguida de discussão sobre as diferenças entre genotipos. Nomeadamente as linhas ChAT e VGlut tiveram moscas paralizadas e as demais não (ou somente esporadicamente). Foi enfatizada a importância dos controlos experimentais em experimentos na neurogenética e em geral, e a diferença da função dos diferentes grupos neuronais para a locomoção, bem como os limites interpretativos dos experimentos realizados. Redação do relatório e entrega do relatório. Esta aula contou com a colaboração da Dra. Fabiana Herédia na realização da prática.Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra. Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.
Visão III
20 Março 2024, 17:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Teoria do processo oposto da visão em cores - Deteção da cor na retina - Tipos de cones e campos recetivos de cor - Visão escotópica (noturna) e conectómica dos bastonetes (células ON dos bastonetes) - Células fotorrecetoras ganglionares (ipRGCs) - Revisão vias ON/OFF e contextualização evolutiva - Vias visuais do olho para o cérebro - Hemiretinas nasais x temporais - Vias ispilaterais e contralaterais do nervo óptico - Alvos e do nervo óptico e suas funções: - Núcleo supraquiasmático do hipotálamo: Ciclo circadiano - Pretectum (zona pretectal) do mesencéfalo: Reflexo pupilar - Colículo superior (superfície dorsal do mesencéfalo): Movimentos direcionados do olho e da cabeça - Núcleo / Corpo geniculado lateral no tálamo (parte dorsal): função relé/relay/centro de transmissão para o Córtex visual primário (V1) - Córtex primário V1: córtex estriado (estria de Gennari); área de Brodman 17 - Retinotopia - Núcleo geniculado lateral e vias parvo e magnocelulares - Representação topográfica da retina no córtex visual - Campos recetivos do núcleo geniculado - Seletividade à direção no campo recetivo do córtex V1 - Experimentos de Hubel e Wiesel - Células simples e complexas e seus campos recetivos -
Neuroanatomia II
20 Março 2024, 14:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neuroanatomia II
Foi feita uma revisão da aula Neuroanatomia I. Em seguida, foi dada uma ntrodução à anatomia do sistema nervoso periférico e central da Drosophila melanogaster, focando nos neurónios motor glutamatérgicos e nos neurónios multisensoriais ppk-positivos Classe IV. Prática: Alunos isolaram larvas L3 dos cruzamentos realizados na aula PL1, nomeadamente entre as linhas GAL4, VGlut ou ppk e a linha repórter UAS-CD4::tdGFP, UAS-RedStinger. As larvas foram visualizadas em lupa de fluorescência para observar a localização dos sistemas glutamatérgicos e dos neurónios multidendríticos, permitindo visualizar grupos de neurónios e neurónios individuais, e suas respectivas projeções axonais e dendríticas e vislumbrar diretamente o fluxo de informação neuronal (órgão sensorial - SNC - músculo). Os alunos fizeram a dissecção de larvas para preparar lâminas para ver no microscópio de fluorescência, o que permitiu a observação das preparações em maior aumento. Foram feitas imagens. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração do William Jandi como monitor na realização da prática.
Neuroanatomia II
19 Março 2024, 17:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neuroanatomia II
Foi feita uma revisão da aula Neuroanatomia I. Em seguida, foi dada uma ntrodução à anatomia do sistema nervoso periférico e central da Drosophila melanogaster, focando nos neurónios motor glutamatérgicos e nos neurónios multisensoriais ppk-positivos Classe IV. Prática: Alunos isolaram larvas L3 dos cruzamentos realizados na aula PL1, nomeadamente entre as linhas GAL4, VGlut ou ppk e a linha repórter UAS-CD4::tdGFP, UAS-RedStinger. As larvas foram visualizadas em lupa de fluorescência para observar a localização dos sistemas glutamatérgicos e dos neurónios multidendríticos, permitindo visualizar grupos de neurónios e neurónios individuais, e suas respectivas projeções axonais e dendríticas e vislumbrar diretamente o fluxo de informação neuronal (órgão sensorial - SNC - músculo). Os alunos fizeram a dissecção de larvas para preparar lâminas para ver no microscópio de fluorescência, o que permitiu a observação das preparações em maior aumento. Foram feitas imagens. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini e da Meste Mafalda Gualdino como monitoras na realização da prática.