Sumários

Neurodegeneração IV e Controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento I

13 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Esta aula teve duas partes: Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 9 (Neurodegeneração III), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte foi introduzido o controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento na Drosophila com ênfase nas hormonas esteróides e sistemas neuropeptídicos (PTTH e peptídeos parecidos com a insulina (ilps)). Foi descrito o papel destes peptideos em vertebrados e invertebrados. A aula centrou-se na via da relaxina (uma subfamilia dos ilps conservada entre vertebrados e invertebrados), com papel critico na regulação do desenvolvimento e comportamento. Os alunos preparam puparia de moscas controlos e moscas onde um recetor de uma relaxina de Drosophila (Dilp8), o recetor Lgr3, ortólogo dos recetores humanos RXFP1/2, foi removido do sistema nervoso através da expressão de RNA de interferência (57C10>Lgr3-IR). Os alunos mediram o Aspect Ratio desses puparia e fizeram gráficos e análises estatísticas dos resultados. Por fim, foi feita uma explicação do programa motor do comportamento de purariação e os alunos tiveram que pensar e explicar qual etapa deste comportamento complexo estava afetada nos animais 57C10>Lgr3-IR para explicar a diferença no Aspect Ratio entre esses animais e seus controlos.  Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.

Sistemas Regulatórios III

13 Maio 2024, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Sistemas Regulatórios III Conteúdo: - Padrão de expressão do recetor da leptina no núcleo arqueado do hipotálamo - Neurónios POMC e neurónios AgRP do núcleo arqueado são importantes mediadores da alimentação - Neuropeptideos do sistema POMC e AgRP e suas funções anorexigénicas e orexigénicas - Antecipação da alimentação por neurónios do núcleo arqueado - Respostas de antecipação, repostas rápidas e respostas lentas no comportamento alimentar - Regulação do comportamento alimentar por múltiplas populações neuronais distribuídas por múltiplas regiões do cérebro (populações com função antagonista e vias paralelas e redundantes) - Regulação da hidratação - Neuroanatomia do sistema neuronal que controla a resposta à desidratação - Lamina terminalis - Vias neuronais da resposta à desidratação - inputs e outputs da via da resposta à desidratação - Respostas de antecipação, repostas rápidas e respostas lentas no control da ingestão de água - Componentes motivacionais da sede e fome - Teorias da redução do impulso e saliência motivacional - Experimentos demonstrando complexidade na resposta motivacional da sede e fome - Papel da neurogenética e optogenética na elucidação dos circuitos que regulam a motivação da sede e fome - Condicionamento operante e passivo - Introdução ao ciclo circadiano - Identificação do componente genético do ciclo circadiano em Drosophila e ratinhos. Ritmos circadianos Genética dos ritmos circadianos em Drosophila e ratinhos Mecanismo molecular do ciclo circadiano: ciclo de retroalimentação transcricional auto-inibitório conservado em invertebrados e vertebrados Entrainement (Arrasto) - Neurónios pacemaker no núcleo supraquiasmático Inputs e outputs do núcleo supraquiasmático.

Neurodegeneração IV e Controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento I

13 Maio 2024, 12:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Esta aula teve duas partes: Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 9 (Neurodegeneração III), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte foi introduzido o controlo neuroendócrino do desenvolvimento e comportamento na Drosophila com ênfase nas hormonas esteróides e sistemas neuropeptídicos (PTTH e peptídeos parecidos com a insulina (ilps)). Foi descrito o papel destes peptideos em vertebrados e invertebrados. A aula centrou-se na via da relaxina (uma subfamilia dos ilps conservada entre vertebrados e invertebrados), com papel critico na regulação do desenvolvimento e comportamento. Os alunos preparam puparia de moscas controlos e moscas onde um recetor de uma relaxina de Drosophila (Dilp8), o recetor Lgr3, ortólogo dos recetores humanos RXFP1/2, foi removido do sistema nervoso através da expressão de RNA de interferência (57C10>Lgr3-IR). Os alunos mediram o Aspect Ratio desses puparia e fizeram gráficos e análises estatísticas dos resultados. Por fim, foi feita uma explicação do programa motor do comportamento de purariação e os alunos tiveram que pensar e explicar qual etapa deste comportamento complexo estava afetada nos animais 57C10>Lgr3-IR para explicar a diferença no Aspect Ratio entre esses animais e seus controlos.  Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.

Sistemas Regulatórios II

8 Maio 2024, 17:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Sistemas Regulatórios II Conteúdo: Adendo aos sistemas motores - Implantes cerebrais e restauração da somatossensação - Caso do Ian Burkhart (decodificação de informação somatossensorial por implantes no córtex motor primário) - implantes cerebrais diretamente no córtex somatossensorial para feedback sensorial - implantes nos gânglios da raiz dorsal da medula espinhal para restauração da somatossensação Sistemas regulatórios - Sistema interocetivo : Controlo do sistema autonómico por múltiplos níveis, ascendentes e descendentes - O sistema interocetivo - feedbacks via nervo vago e glossofaríngeo - baroreflexo e papel dos neurónios Piezo2 - reflexo de Hering-Breuer e respiração. - Sistemas de feedback interocetivo do sistema gastrointestinal - Utilização de diferentes recetores, células e vias paralelas no sistema interocetivo - Vias diretas e indiretas do sistema interocetivo - Anatomia e função das vias superiores que regulam o sistema autonómico - Córtex insular, amígdala e hipotálamo - O hipotálamo e a regulação da homeostase - Núcleos hipotalâmicos e suas funções - Regulação da secreção hormonal pelo hipotálamo e glândula pituitária - Neuroanatomia da glândula pituitária - Neuropeptideos e hormonas da hipófise - Como a alimentação e a hidratação são regulados? - Contextualização científica e histórica da descoberta de sinais somáticos inibitórios do comportamento alimentar e do papel do hipotálamo neste controlo - Experimentos (lesões, parabiose e genética) que levaram à descoberta da leptina e do seu recetor - Padrão de expressão da leptina e sua função em ratinhos e humanos.

Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

8 Maio 2024, 14:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.

Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da estudante William Jandi, BSc, como monitor na realização da prática.