Sumários
29 Abril 2024, 17:30
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neurodegeneração e Envelhecimento II e Comportamentos Sexuais II
Esta aula teve três partes. Na primeira parte iniciamos a quantificação do comportamento locomotor dos animais gerados na aula Neurodegeneração e Envelhecimento I. Os animais adultos controlo (+>SNCA) e os modelos da doença de Parkinson (57C10>SNCA) com 5 dias de idade foram submetidos ao ensaio de geotaxia negativa (climbing assay). Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Obtiveram a média desses registos. Estes animais serão acompanhados durante o envelhecimento nas próximas PLs.
Na segunda etapa foram discutidos os resultados da PL Comportamentos Sexuais I no contexto de resultados de publicações recentes. Foi debatido o paradigma utilizado para o aprendizado e memória (do condicionamento da corte) e a biologia das fêmeas masculinizadas utilizadas nos experimentos (57C10>tra-IR).
Na terceira etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdo desta PL e da anterior (doença de Parkinson e Comportamento Sexual). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dr. Rebeca Zanini como monitora na realização da prática. 5 alunos da PL24 assistiram a aula para repor a aula do feriado do 1 de Maio.
29 Abril 2024, 16:30
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Sistemas motores II.
Geradores centrais de padrões de locomoção (CPGs) - Coordenação de contrações rítmicas de diferentes músculos durante a locomoção por CPGs - Independência dos CPGs da somatossensação - Papel da somatossensação no controlo locomotor - Caso do Ian Watterman (perda somatossensorial) - Gatos mesencefálicos - O CPG somatogástrico de crustáceos - Papel das propriedades intrínsecas dos neurónios e de seus padrões de conexão na produção do output rítmico num modelo de gerador central de padrões. Controlo da locomoção pela medula espinhal por geradores centrais de padrões (papel dos neurónios V0) - Núcleos de comando motor do tronco cerebral - Região locomotora mesencefálica - Neurogenética e optogenética como técnicas para o estudo das funções neuronais em organismos complexos - Controlo da respiração por CPGs - núcleos respiratórios - Papel das vias superiores no controlo voluntário da respiração - Gânglios de base - anatomia de vertebrados e primatas - Vias paralelas diretas e indiretas dos gânglios de base e sua regulação de forma oposta pela dopamina - Circuitos dos gânglios de base - Doença de Parkinson - Facilitação da seleção e iniciação de programas motores pelas vias direta e indireta - Cerebelo - anatomia, células, circuitos e funções motoras - Refinamento da atividade motora pelo cerebelo - reflexo vestibulo-ocular, coordenação - Mecanismo de aprendizado motor no cerebelo.
29 Abril 2024, 12:30
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neurodegeneração e Envelhecimento II e Comportamentos Sexuais II
Esta aula teve três partes. Na primeira parte iniciamos a quantificação do comportamento locomotor dos animais gerados na aula Neurodegeneração e Envelhecimento I. Os animais adultos controlo (+>SNCA) e os modelos da doença de Parkinson (57C10>SNCA) com 5 dias de idade foram submetidos ao ensaio de geotaxia negativa (climbing assay). Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Obtiveram a média desses registos. Estes animais serão acompanhados durante o envelhecimento nas próximas PLs.
Na segunda etapa foram discutidos os resultados da PL Comportamentos Sexuais I no contexto de resultados de publicações recentes. Foi debatido o paradigma utilizado para o aprendizado e memória (do condicionamento da corte) e a biologia das fêmeas masculinizadas utilizadas nos experimentos (57C10>tra-IR).
Na terceira etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdo desta PL e da anterior (doença de Parkinson e Comportamento Sexual). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração do William Jandi, BSc como monitor na realização da prática. 5 alunos da PL24 assistiram a aula para repor o feriado do 1 de Maio.
24 Abril 2024, 17:00
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Sistemas motores I Conteúdo - Introdução à atividade motora - Introdução às vias motoras - tipos de fibras musculares e neurónios motores. Unidades motoras e propriedades de neurónios motores - Aspetos estereotipicos e aleatórios das projeções de neurónios motores em vertebrados e em Drosophila - Recrutamento sequencial de unidades motoras (de pequenas para grandes) durante o movimento - Receção de inputs diversos e complexos por neurónios motores - Músculos flexores e extensores e contrações sequenciais - Organização das colunas motoras e grupos motores na medula espinhal - Papel, tipo e distribuição dos interneurónios pré-motores. Nesta aula foi aplicado o Mini-teste II.
24 Abril 2024, 14:30
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Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Comportamento Sexual e Memória I - Nesta aula estudou-se o comportamento de corte dos machos de Drosophila e testou-se a memória a curto-prazo do condicionamento da corte, ou seja, a capacidade de moscas machos de aprender e recordar rejeições na tentativa de cópula com fêmeas não-recetivas. Na introdução apresentou-se o comportamento de corte, a via de determinação sexual somática em Drosophila e o paradigma do condicionamento de corte. Para os experimentos utilizou-se animais controlo (WT: OregonR) e fêmeas com o sistema nervoso masculinizado (GMR57C10>tra-IR). Quatro cruzamentos foram estabelecidos: três entre animais controlos: macho x fêmea virgem; macho x fêmea já pareada; e macho controlo sozinho. O quatro cruzamento foi entre macho x fêmea masculinizada. Após 15 min de observação do comportamento de corte, calculou-se o índice de corte (CI) e os machos foram isolados por 30 min e depois expostos à fêmeas controlos já pareadas. Calculou-se o CI após 10 min. A hipótese é que os machos que foram expostos à fêmeas pareadas teriam CIs menores que os outros devido ao condicionamento da corte (memória da rejeição). A aula terminou com o preenchimento de um relatório. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Mestre Mafalda Gualdino como monitor na realização da prática. 3 Alunos da PL22 e um da PL21 participaram da aula como aula de reposição.