Sumários

Comportamento Sexual e Memória I - Aula reposta nas PLs PL23, PL21 e PL24.

23 Abril 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Comportamento Sexual e Memória I - Não teve aula neste dia devido ao de Ciências. As aulas práticas precisam de devida programação e preparação prévia, portanto para evitar imprevistos com a sobreposição às atividades previstas do dia de Ciências, esta aula foi programada para ser reposta nos outros dia da semana. Todos alunos repuseram a aula nas outras PLs das semana como indicado.


Comportamento Sexual e Memória I

22 Abril 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Comportamento Sexual e Memória I - Nesta aula estudou-se o comportamento de corte dos machos de Drosophila e testou-se a memória a curto-prazo do condicionamento da corte, ou seja, a capacidade de moscas machos de aprender e recordar rejeições na tentativa de cópula com fêmeas não-recetivas. Na introdução apresentou-se o comportamento de corte, a via de determinação sexual somática em Drosophila e o paradigma do condicionamento de corte. Para os experimentos utilizou-se animais controlo (WT: OregonR) e fêmeas com o sistema nervoso masculinizado (GMR57C10>tra-IR). Quatro cruzamentos foram estabelecidos: três entre animais controlos: macho x fêmea virgem; macho x fêmea já pareada; e macho controlo sozinho. O quatro cruzamento foi entre macho x fêmea masculinizada. Após 15 min de observação do comportamento de corte, calculou-se o índice de corte (CI) e os machos foram isolados por 30 min e depois expostos à fêmeas controlos já pareadas. Calculou-se o CI após 10 min. A hipótese é que os machos que foram expostos à fêmeas pareadas teriam CIs menores que os outros devido ao condicionamento da corte (memória da rejeição). A aula terminou com o preenchimento de um relatório. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Mestre Mafalda Gualdino como monitor na realização da prática. 7  Alunos da PL22 participaram da aula como aula de reposição.


Sistemas sensoriais e comportamentos sexuais II

22 Abril 2024, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Vias somatossensoriais ascendentes e relação das vias com transmissão de sinais do toque e da dor. Modulação da dor. Vias de modulação da dor: modulação na medula espinal por neurónios sensoriais do tipo a-beta (toque inócuo), hiperalgesia, modulação pela inflamação - interação do sistema nervoso sensorial com tecidos danificados e sistema imune, papel da bradicinina e prostaglandina, analgésicos, modulação por vias descendentes e opióides. Vias sensoriais - revisão das vias centrais das vias sensoriais - olfatória, gustatória, auditiva, sistema vestibular, visão, e via somatossensorial, até nas projeções até as diferentes regiões do córtex somatossensorial. Sistema gustativo: como o sal apetitivo (<100uM) e aversivo (>300uM) é percebido. Implicações evolutivas da perda dos recetores TIR1 e TIR2 em felinos e pandas. Comportamento sexual: mecanismos moleculares, celulares e circuitos responsáveis pelo dimorfísmo sexual do canto dos pássaros.  


Comportamento Sexual e Memória I

22 Abril 2024, 12:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Nesta aula estudou-se o comportamento de corte dos machos de Drosophila e testou-se a memória a curto-prazo do condicionamento da corte, ou seja, a capacidade de moscas machos de aprender e recordar rejeições na tentativa de cópula com fêmeas não-recetivas. Na introdução apresentou-se o comportamento de corte, a via de determinação sexual somática em Drosophila e o paradigma do condicionamento de corte. Para os experimentos utilizou-se animais controlo (WT: OregonR) e fêmeas com o sistema nervoso masculinizado (GMR57C10>tra-IR). Quatro cruzamentos foram estabelecidos: três entre animais controlos: macho x fêmea virgem; macho x fêmea já pareada; e macho controlo sozinho. O quatro cruzamento foi entre macho x fêmea masculinizada. Após 15 min de observação do comportamento de corte, calculou-se o índice de corte (CI) e os machos foram isolados por 30 min e depois expostos à fêmeas controlos já pareadas. Calculou-se o CI após 10 min. A hipótese é que os machos que foram expostos à fêmeas pareadas teriam CIs menores que os outros devido ao condicionamento da corte (memória da rejeição). A aula terminou com o preenchimento de um relatório. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitor na realização da prática. 7  Alunos da PL22 participaram da aula como aula de reposição.


Comportamentos sexualmente dimórficos

17 Abril 2024, 17:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Comportamentos sexualmente dimórficos. Aula especial II sobre "Comportamentos sexualmente dimórficos". Contou com a participação especial da Dra. Maria Luisa Vasconcelos da Fundação Champalimaud.  Apresentação do comportamento sexualmente dimórfico e sua base neuronal. Vias de determinação do sexo somático em Drosophila e em mamífero. Mecanismos moleculares do dimorfismo neuroanatomico em Drosophila e em mamíferos. Neurónios fruitlessM-positivos. Papel do sistema olfatório e das feromonas no comportamento sexual. Agressividade e comportamento de acasalamento (corte) em Drosophila. Dimorfismos sexuais em mamíferos. Papel das hormonas no comportamento sexual dimórfico em mamíferos. Papel do órgão vomeronasal. A