Sumários
Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I
7 Maio 2024, 17:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I
Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da mestre Mafalda Gualdino como monitora na realização da prática.
Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I
6 Maio 2024, 17:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I
Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.
Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitor na realização da prática.
Sistemas Motores III e Sistemas Regulatórios I
6 Maio 2024, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Sistemas Motores III e Sistemas Regulatórios I
Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I
6 Maio 2024, 12:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s. Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitor na realização da prática.
Neurodegeneração e Envelhecimento II e Comportamentos Sexuais II
30 Abril 2024, 17:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neurodegeneração e Envelhecimento II e Comportamentos Sexuais II