Sumários

Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

7 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.

Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da mestre Mafalda Gualdino como monitora na realização da prática.

Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

6 Maio 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s.

Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitor na realização da prática.

Sistemas Motores III e Sistemas Regulatórios I

6 Maio 2024, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Sistemas Motores III e Sistemas Regulatórios I

Conteúdo: Sistemas motores: - O movimento voluntário é controlado pela atividade populacional dos neurónios do córtex motor - micro-estímulos do córtex motor pode causar movimentos complexos - o homúnculo do córtex motor revisado e atualizado - representação dos movimentos dos dedos no córtex motor primário - determinação da direção dos movimentos pela atividade populacional de neurónios do córtex motor - O córtex posterior parietal regula as transformações sensório-motoras - atividade preparatório e antecipação do movimento - diferentes regiões do córtex parietal antecipam o movimento dos braços e dos olhos (saccades) - O córtex frontal regula o planejamento do movimento: uma perspetiva dos sistemas dinâmicos - neurónios espelho (mirror neurons) - seletividade múltipla - descrição do estado dinámico dos neurónios e populações de neurónios em diferentes estados - conceitos das dimensões output-nulas e output-potentes - modelos que explicam a ausência de movimento durante a atividade neuronal preparatória - A atividade populacional dos neurónios do córtex motor pode ser usada para controlar próteses neurais - neuroprostética e atividade populacional de neurónios - implantes cerebrais no córtex motor em macacos e humanos Sistemas regulatórios: - Outros sistemas efetores: autonómico e neuroendócrino - Como o cérebro regula os órgãos internos? - Revisão do sistema nervoso central e periférico - Revisão do sistema somático, visceral (autonómico simpático e parassimpático), neuroendócrino e entérico. - Neuroanatomia do sistema nervoso autonómico - Neurofisiologia do sistema nervoso autonómico - Papéis geralmente complementares dos sistemas simpáticos e parassimpáticos;

Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I

6 Maio 2024, 12:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Neurodegeneração (III) e Ativação neuronal I Esta aula teve três partes. Na primeira parte os alunos fizeram o teste de escalada com as mesmas moscas da Aula 8 (Neurodegeneração II), que tinham 11-13 dias. Analisaram os vídeos obtidos e completaram uma tabela com os valores de moscas acima de 4 cm após 5 e 10s. Na segunda parte, foi introduzido o sistemas de ativação neuronal através da neurogenética, em particular o sistema de termogenética, utilizando o gene TrpA1, um canal de cálcio dependente da temperatura. Os alunos fizeram a observação de larvas ppk>TrpA1 e de larvas controlo + >TrpA1 em temperaturas >30C. Em seguida foi feita uma discussão em grupo sobre os fenotipos observados e introduziu-se o conceito de comportamento nocifensivo, a função dos neurónios ppk-positivos (neurónios multidendríticos classe IV), bem como o contexto evolutivo do comportamento nocifensivo em relação às vespas parasitóides com auxílio de um video sobre vespas parasitóides. Os alunos em seguida obtiveram videos dos dois genotipos em temperaturas >30C e fizeram a quantificação dos fenotipos (rolamentos e mudanças de direção) de cada genotipo e responderam o relatório. Nesta aula foi feita a revisão do mini-teste II. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra Rebeca Zanini como monitor na realização da prática.

Neurodegeneração e Envelhecimento II e Comportamentos Sexuais II

30 Abril 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo


Neurodegeneração e Envelhecimento II e Comportamentos Sexuais II

Esta aula teve três partes. Na primeira parte iniciamos a quantificação do comportamento locomotor dos animais gerados na aula Neurodegeneração e Envelhecimento I. Os animais adultos controlo (+>SNCA) e os modelos da doença de Parkinson (57C10>SNCA) com 5 dias de idade foram submetidos ao ensaio de geotaxia negativa (climbing assay). Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Obtiveram a média desses registos. Estes animais serão acompanhados durante o envelhecimento nas próximas PLs.
Na segunda etapa foram discutidos os resultados da PL Comportamentos Sexuais I no contexto de resultados de publicações recentes. Foi debatido o paradigma utilizado para o aprendizado e memória (do condicionamento da corte) e a biologia das fêmeas masculinizadas utilizadas nos experimentos (57C10>tra-IR).
Na terceira etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdo desta PL e da anterior (doença de Parkinson e Comportamento Sexual). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Mafalda Gualdino, MSc, como monitor na realização da prática. 5 alunos da PL24 assistiram a aula para repor a aula do feriado do 1 de Maio.