Sumários

Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

6 Março 2024, 14:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da  linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração do Bacharel William Jandi como monitor na realização da prática.


Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

5 Março 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da  linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Mestre Mafalda Gualdino como monitora na realização da prática.


Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

4 Março 2024, 17:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da  linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra. Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.


Aula 03 - Mapas Neuronais – Sistema Auditivo

4 Março 2024, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Nesta aula foi feita uma recapitulação do conceito de herdabilidade e comportamentos inatos e adquiridos. Foram abordados os seguintes temas: Sistema Auditivo, Células ciliadas internas e externas e suas funções, Função da prestina nas células externas (amplificação de estímulo auditivo), Tip links e transdução de sinal auditivo, Fibras aferentes x eferentes, Conceito anatómico de contralateral x ipsilateral , Via ascendente auditivas, Mapas neuronais: Mapas de tempo aural e tonotopia (mapa de frequência), Manutenção da tonotopia na via auditiva, Regiões do cérebro executam funções específicas: Frenologia, Regiões do cérebro definidas por lesões, Afasia de Broca e Wernicke. Via do processamento da linguagem.


Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

4 Março 2024, 12:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos

Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da  linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra. Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.