Sumários
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
6 Março 2024, 14:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração do Bacharel William Jandi como monitor na realização da prática.
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
5 Março 2024, 17:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Mestre Mafalda Gualdino como monitora na realização da prática.
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
4 Março 2024, 17:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra. Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.
Aula 03 - Mapas Neuronais – Sistema Auditivo
4 Março 2024, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
4 Março 2024, 12:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia (a 37.5%) e contou com a colaboração da Dra. Rebeca Zanini como monitora na realização da prática.