Sumários

Refração e prismas

2 Outubro 2025, 16:30 João Miguel Pinto Coelho

Refração (cont.).

Prismas: ângulo de desvio, conceito de desvio mínimo e sua utilização na determinação do índice de refracção do prisma, reflexão interna total em prismas. 
Exercícios 11 a 17.


Olho e Visão-1

1 Outubro 2025, 17:30 José Manuel Rebordão

Olho e visão
Principais abordagens da física ao olho e visão.
Estrutura geral do olho e retina. Eixos óptico e visual. Fóvea e ponto cego. Movimentos sacádicos. Cones e bastonetes, principais caracterísiticas da visão fotópica e escotópica. Breve menção ao olho composto dos insectos.
Algumas notas adicionais sobre os sensores associados à visão das cores: sensibilidade espectral, rodopsina, mecanismos de excitação e de des-excitação (latência).
Distribuição angular dos cones e bastonetes.
Mácula e fóvea. Mapa da retina, OCT (Optical coherence Tomography)
Panorâmica do tipo de problemas de visão, designadamente dos problemas de refracção (ametropias)
Breve referência ao universo cromático de várias famílias de animais com espaços cromáticos de dimensão 1, 2, 3, 4, 5.
Modelo do olho de LeGrand / Gullstrand: parâmetros ópticos dos vários dioptros e componentes.
 
BIBLIOGRAFIA
Olho: Herbert Gross e páginas Wikipedia referidas na secção ELEMENTOS DE ESTUDO
Elementos de estudo disponibilizados no Fénix (em Elementos de Estudo). Power point das aulas (Fénix) 
PRÓXIMA AULA
Ametropias e compensação


Refração e prismas

1 Outubro 2025, 14:00 João Miguel Pinto Coelho

Refração (cont.).

Prismas: ângulo de desvio, conceito de desvio mínimo e sua utilização na determinação do índice de refracção do prisma, reflexão interna total em prismas. 
Exercícios 11 a 17.


Óptica Geométrica - Pontos Cardinais. Sistemas espessos. Teleobjectivas. Sistemas afocais

30 Setembro 2025, 15:00 José Manuel Rebordão

Pontos Cardinais: focais, principais e nodais; definição, utilização. Equações da OG interpretadas no contexto dos sistemas espessos conhecidos através dos pontos cardinais.
Potência como invariante óptico. Definição de Dioptria.
Pontos cardinais de um dioptro, espelho e de uma lente simples.
Traçado de raios com base na posição dos pontos cardinais para sistemas positivos e negativos.
Concatenação de sistemas ópticos definidos pelos seus pontos cardinais e determinação dos pontos cardinais, potência e pontos principais do sistema composto.
Análise de lentes espessas com base nas equações gerais. Exemplo numérico, relevância da correcta posição dos pontos principais.
Composição de sistemas: teleobjectivas; potência em função da distância entre sistemas.
Sistemas afocais. Características. Ampliação angular. Factor de escala (scale plate), muito usado em astronomia para conjugados infinitos.
Apresentação das fórmulas de OG incluídas no Formulário.
 
BIBLIOGRAFIA
Hecht, cap. 6., secção 6.1
Saleh, Fundamentals of Photonics, Cap. 1 (Ray Optics) –  secção 1.2
Geogebra – GEOGEBRA - https://www.geogebra.org/m/JJkjVRHK – Lenses, Lens pair.
PRÓXIMA AULA
O olho humano.


Refração e prismas

29 Setembro 2025, 14:30 João Miguel Pinto Coelho

Refração (cont.).

Prismas: ângulo de desvio, conceito de desvio mínimo e sua utilização na determinação do índice de refracção do prisma, reflexão interna total em prismas. 
Exercícios 11 a 17.