Sumários

Ondas estacionárias e electromagnéticas

3 Novembro 2025, 14:30 João Miguel Pinto Coelho

Sobreposição de ondas. Ondas estacionárias.

Ondas electromagnéticas: Potência, irradiância e equações de Fresnel. Ângulo de Brewster.
Exercícios: 38 a 45.


Condições de continuidade. Equações de Fresnel

31 Outubro 2025, 14:30 José Manuel Rebordão

Fenómenos de transmissão e de reflexão em torno do ponto / linha / superfície de descontinuidade entre dois meios com diferentes velocidades de propagação da onda. Condições gerais para a continuidade da função de onda e suas derivadas.
Construção dos dois coeficientes de transmissão e de reflexão em amplitude. Alerta para a inversão da onda reflectida, que corresponde a uma desfasagem de pi.
 
Condições de continuidade para ondas EM sobre as componentes tangenciais de E e H e normais de B e D. Referência à dedução das leis da reflexão e transmissão e aos 4 coeficientes de Fresnel. Chamada de atenção para a utilização do módulo e do argumento destes 4 coeficientes.
Geometria para a situação de reflexão / transmissão de uma onda EM num dioptro plano. Construção das componentes paralela e perpendicular ao plano de incidência.
Equações e coeficientes de Fresnel e equações equivalentes para materiais não magnéticos.
Análise gráfica dos coeficientes para a reflexão externa e interna, em termos de amplitude e de fase.
Ângulo e lei de Brewster para a reflexão em luz com polarização paralela ao plano de incidência.
 
BIBLIOGRAFIA
Hecht, Optics, Cap. 4.6 e 4.7 (equações de Fresnel)
Introduction to the Physics of Waves, Freegarde T, Cambridge University Press, 2013 – diversas secções referidas na apresentação power point.
PRÓXIMA AULA
Reflectância e transmitância. Atenuação em ondas.


Ondas - Descritores

30 Outubro 2025, 16:30 João Miguel Pinto Coelho

Descritores de uma onda (velocidade, comprimento de onda, periodo, frequência, amplitude) e soluções sinsoidais.

Exercícios: 34 a 37.


Grupos de onda. Condições de continuidade em descontinuidades do meio

29 Outubro 2025, 17:30 José Manuel Rebordão

Grupos de ondas
Constituição com base em N sinais harmónicos, emergência de trens de onda. Identificação da portadora e da moduladora. Análise da estrutura da fase de ambas. Velocidade de fase e velocidade de grupo.
 
Física dos lasers
Impulsos temporais em física de lasers: a cavidade ressonante como condição fronteira; o espectro de modos longitudinais, com um pente de frequências igualmente espaçadas; sobreposição de ondas com bloqueamento de modos ou com fases aleatórias. Influência do tempo de voo dos fotões na cavidade ressonante e do número de ondas em sobreposição nas características do trem de impulsos luminosos.
 
Condições de continuidade
Exemplos.
Condições de continuidade na corda vibrante.
 
BIBLIOGRAFIA
Introduction to the Physics of Waves, Freegarde T, Cambridge University Press, 2013 – diversas secções referidas na apresentação power point.
PRÓXIMA AULA
Ondas reflectida e transmitida numa corda e em física das ondas electromagnéticas.


Ondas - Descritores

29 Outubro 2025, 14:00 João Miguel Pinto Coelho

Descritores de uma onda (velocidade, comprimento de onda, periodo, frequência, amplitude) e soluções sinsoidais.

Exercícios: 34 a 37.