Sumários

1612

16 Dezembro 2025, 12:30 João Manuel Pereira Nascimento de Fontinha

Revisões gerais da matéria


AULA 28

16 Dezembro 2025, 11:00 Fernando Ferreira

O produto finito de espaços topológicos compactos é um espaço topológico compacto. Um subconjunto de R^n é compacto se, e somente se, é fechado e limitado.

Componentes conexas dum espaço topológico. O produto finito de espaços topológicos conexos é um espaço topológico conexo.
Menção breve (sem demonstração) da caracterização da compacidade em espaços métricos: num espaço métrico X as três seguintes condições são equivalentes:
(1) X é compacto. 
(2) X é sequencialmente compacto (i.e., toda a sucessão tem uma subsucessão convergente).
(3) X é completo e totalmente limitado (um espaço métrico X diz-se totalmente limitado se, dado qualquer real e>0, existe um número finito de bolas de raio e que cobrem X).
(Esta menção breve não sai para exame.)
Despedida.


TP12:14

12 Dezembro 2025, 09:30 Fernando Ferreira

Exercícios 5 e 6 da página 180. Exercício 2 e 3 da p. 186.


AULA 27

12 Dezembro 2025, 08:00 Fernando Ferreira

(1) Uma função de um espaço topológico para um produto (finito) de espaços topológicos é contínua se, e somente se, cada uma das suas componentes é uma função contínua. Exemplos. 

(2) Dado um espaço métrico (X,d), a função distância de XxX em R é contínua. 
(3) Dado um espaço topológico Hausdorff X, a sua diagonal (como subconjunto de XxX) é um conjunto fechado.
Preparação para demonstrar o teorema de Tychonoff para produtos finitos de espaços topológicos.


0912

9 Dezembro 2025, 12:30 João Manuel Pereira Nascimento de Fontinha

Intersecção arbitraria de fechados vazia admite interseção finita vazia (num compacto)


intersecção de compactos fechados é compacto

exemplo de conjunto compacto mas não fechado
exemplo de conjunto fechado mas não compacto