Sumários

Aula 31— Quadraturas nos meados do século XVII

14 Novembro 2019, 10:30 José Francisco da Silva Costa Rodrigues

A importância dos logaritmos no cálculo infinitesimal: da quadratura da hipérbola e a proporção logarítmica das suas áreas (1647: Saint Vicent e Sarasa), à série de N.Mercator (1668) e à equação de Leibniz (1684). 

Outras quadraturas e cubaturas do século XVII: a Stereometria de Kepler (1615) e o método dos indivisíveis de Cavalieri (1635) para a quadratura das parábolas generalizadas, também calculadas por Fermat, Pascal e Roberval nas duas décadas seguintes. A aritmética dos infinitos de Wallis (1655) e a integração de potências fracionárias e de expoentes negativos (hipérboles generalizadas).
Propostas de exercícios para casa e avaliação contínua.


Erro do Fenix

13 Novembro 2019, 14:00 José Francisco da Silva Costa Rodrigues

Erro do Fenix


Erro do Fenix

12 Novembro 2019, 09:30 José Francisco da Silva Costa Rodrigues

Erro do Fenix


Aula 29 — Uma introdução aos antecedentes ao Cálculo Infinitesimal

12 Novembro 2019, 08:00 José Francisco da Silva Costa Rodrigues


Aspetos da história da matemática entre “O método" de Arquimedes, e a possível interpretação da sua expressão “multitude” de porções de planos no cálculo de volumes, até à revolução do cálculo infinitesimal no tratamento matemático dos “infinitos”. Os calculadores medievais e as somas infinitas relacionadas com as especulações sobre os movimentos e as suas variações—da regra de Merton, Oresme e a divergência da série harmónica, a Álvaro Tomás (1509)  http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e44.html. As linhas de rumo e o papel da teoria matemática da navegação teorizada por Pedro Nunes (1537 e 1566)— a noniodrómia como aproximação da loxodrómia e a proposta cartográfica de Nunes realizada por Mercator em 1569. O papel da tábuas astronómicas (A. Zacuto, 1496)  http://tipografos.net/historia/zacuto.html e náuticas (E. Wright, 1599)  https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_Wright_(mathematician) na génese dos logaritmos (1614).  A espiral logarítmica (A. Dürer, 1525) é a projeção estereográfica da loxodrómia, resultado descoberto por T. Harriot (±1614) e provado por E. Halley (1696) com a "regra de Newton".


Aula 28

7 Novembro 2019, 10:30 Luís Manuel Ribeiro Saraiva

Indicações sobre a matéria para o teste de 28 de Novembro. A história da matemática em Portugal: as obras globais feitas: Garção Stockler, Francisco do Castro Freire, Rodolfo Guimarães, Pedro José da Cunha e Francisco Gomes Teixeira. Pedro Nunes. A situação de estagnação da matemática em Portugal nos dois séculos entre meados do século XVI e meados do século XVIII. O controle da Companhia de Jesus sobre o ensino e a acção da Inquisição. As diferentes Assistências da Companhia de Jesus, e o carácter retrógrado no que diz respeito à Matemática das Assistências Ibéricas. D. José e o Marquês de Pombal. A centralização do poder: o processo dos Távoras e a expulsão dos Jesuítas. A tentativa de modernização do Ensino: primeiro com o Colégio dos Nobres, seguidamente com a reforma da Universidade em 1772. A criação da Faculdade de Matemática. Disciplinas e matérias leccionadas. Características da reforma Pombalina. Acentuação na necessidade de prática matemática das várias disciplinas. A criação do Observatório Astronómico, laboratórios de Física e de Química, do Jardim Botânico, do Teatro Anatómico e do Hospital Escolar. A chamada de atenção para a investigação como parte da actividade universitária.